Atenção, professores de Joinville!
A tão aguardada cerimônia de premiação da 2ª edição do Prêmio Akademos de Educação será realizada nesta segunda-feira, dia 7 de março, na sede da ACIJ, entidade realizadora desta premiação que reconhece projetos inovadores em instituições de ensino da cidade.
A novidade para esta edição é que os primeiros colocados de cada categoria receberão uma premiação em dinheiro, de R$ 5 mil, oferecida pela patrocinadora oficial do Prêmio, a ArcelorMittal Vega.
Além disso, os três primeiros colocados receberão bolsas de estudo de 50%, 40% e 30% (respectivamente) em cursos da Sustentare Escola de Negócios.
Em função da pandemia, a cerimônia de premiação será restrita a um representante por projeto inscrito e autoridades. Todos os protocolos de prevenção serão respeitados.
A recepção dos convidados iniciará às 18h30, e a cerimônia iniciará às 19 horas. Estão previstas atrações inspiradoras relacionadas ao tema da educação, além de apresentações culturais e um coquetel servido pela Schulz, que também apoia o Prêmio Akademos.
MELHORES PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
O Prêmio Akademos de Educação é uma iniciativa da ACIJ, realizada por meio do Núcleo de Tecnologia e Inovação e do Núcleo de Educação. O objetivo é reconhecer as melhores práticas didático-pedagógicas, desenvolvidas em instituições de ensino de Joinville, que valorizem a aprendizagem significativa dos educandos e que gerem impacto para a comunidade. Serão premiadas as três melhores iniciativas nas categorias:
- Educação Infantil,
- Ensino Fundamental Séries Iniciais (1° ao 5° ano),
- Ensino Fundamental Séries Finais (6° ao 9° ano),
- Ensino Médio
- Educação de Jovens e Adultos,
- Ensino Técnico,
- Ensino Superior (graduação) e
- Pós-graduação.
ORIGEM DO NOME AKADEMOS
A origem do nome do prêmio, Akademos, remete aos primórdios da Educação e do que convencionamos chamar de conhecimento acadêmico.
O filósofo grego Platão estabeleceu sua escola em um bosque dedicado ao herói grego Akademos, o que explica por que ela passou a ser conhecida como Academia e por que os eruditos passaram a ser chamados de acadêmicos.
Como o objetivo do prêmio é valorizar a figura do professor como um herói, a comissão organizadora foi buscar na Grécia Antiga essa figura emblemática do herói Akademos para homenagear todos os professores que ousam ir além do tradicional para cativar e inspirar seus alunos, promovendo experiências de aprendizagem significativa, focadas na aplicabilidade.