Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, o Conselho das Entidades lançou a campanha “#Seu Voto Faz a Diferença”.
O objetivo é conscientizar os eleitores sobre a importância de votar, tanto para consolidação do processo democrático quanto para aumentar a representatividade política em defesa da cidade e da região em que vivem.
Formado por ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL Joinville, o Conselho das Entidades vai apresentar aos profissionais das empresas associadas e à comunidade as oportunidades perdidas quando o eleitor deixa de votar ou decide votar em branco ou anular o voto.
A iniciativa também vai destacar exemplos concretos de ganhos gerados por uma maior representatividade política, seja por meio de emendas parlamentares que garantem recursos para a comunidade, seja por meio da articulação junto aos Poderes Executivos em defesa de projetos de desenvolvimento social e econômico da cidade e da região.
Você sabia, por exemplo, que dos 403.526 eleitores habilitados a votar no segundo turno do pleito de 2020, mais de 100 mil desperdiçaram seu voto?
Este foi o total de eleitores que ou se abstiveram de votar ou que votaram em branco ou que anularam o voto.
PRIMEIRO TÍTULO
Em setembro do ano passado, o Conselho das Entidades apoiou a campanha do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) “Meu Primeiro Título #BoraVotar”, com o objetivo de estimular os jovens de 16 a 17 anos a fazerem seu título eleitoral para participar do processo democrático.
TRANSFERÊNCIA DE DOMICÍLIO ELEITORAL
Agora, em março e abril, o foco da campanha do Conselho das Entidades será a transferência do domicílio eleitoral e a regularização de quem não está em dia com a Justiça Eleitoral. O objetivo é aumentar o número de eleitores habilitados ao voto.
Você conhece alguém que se mudou para Joinville, mora e trabalha na cidade, mas não transferiu o título eleitoral? Se você conhece, tem a oportunidade de ajudar a conscientizar este eleitor a transferir o título para a cidade em que vive e em que utiliza recursos públicos em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura, por exemplo. Ao transferir o título para a cidade onde vive, o eleitor poderá ajudar a garantir mais recursos para estas áreas e melhorar a qualidade de vida da comunidade.
O prazo para fazer o primeiro título, transferir o título ou regularizar o cadastro eleitoral vai até 4 de maio, 150 dias antes do pleito deste ano. O processo é simples, rápido e pode ser feito pela internet. Confira mais detalhes neste link do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2022/Fevereiro/faltam-tres-meses-para-o-fim-do-prazo-para-tirar-o-titulo-e-votar-nas-eleicoes-2022
REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA
A terceira e última fase da campanha “#Seu Voto Faz a Diferença” terá início após as convenções partidárias. O objetivo será estimular eleitores a aumentar a representatividade política na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado dando preferência a candidatos de Joinville e da região que efetivamente trabalhem por mais recursos para a comunidade.
“Joinville é o maior colégio eleitoral de Santa Catarina. Pode e merece ter uma representatividade política maior na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e no Senado. Precisamos de cada voto para ampliarmos esta representação e buscarmos mais recursos para as demandas e projetos da cidade e da região. As dificuldades são enfrentadas nas cidades; ao votar em candidatos da cidade e região, o eleitor contribui para a articulação de recursos para o lugar onde vive”, destaca o presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini.