Acabou a espera!
Os vencedores da 2ª edição do Prêmio Akademos de Educação foram conhecidos nesta segunda-feira, dia 7 de março, durante cerimônia de premiação na sede da ACIJ.
A realização é do Núcleo de Tecnologia e Inovação, que contou com o apoio do Núcleo de Educação.
O objetivo é reconhecer práticas didático-pedagógicas inovadoras, desenvolvidas em instituições de ensino de Joinville, que valorizem a aprendizagem significativa dos educandos e que gerem impacto para a comunidade.
QUASE 100 TRABALHOS INSCRITOS
Nesta edição, foram inscritos 94 trabalhos, projetos implementados em 2021, divididos em sete categorias.
“Na primeira edição, foram 57 inscritos. Estamos muito felizes com o crescimento e com a consolidação do prêmio como um momento de reconhecimento dos professores que fazem a diferença em Joinville”, ressalta o presidente do Núcleo de Tecnologia e Inovação, Modesto Hurtado Ferrer, que é professor da UFSC e coordena a organização do Akademos.
EMPRESAS PATROCINADORAS E APOIADORAS
“Destaque também para a iniciativa privada, que abraçou essa iniciativa, empresários que têm visão de futuro, que valorizam a educação e esses professores que transformam a vida dos alunos em sala de aula”, complementa Ferrer, referindo-se aos patrocinadores.
Nesta edição, os primeiros colocados de cada categoria receberam uma premiação em dinheiro, de R$ 5 mil, oferecida pela patrocinadora ArcelorMittal Vega, líder mundial na produção de aço e um dos maiores em mineração.
Além disso, os três primeiros colocados receberam bolsas de estudo oferecidas pelos apoiadores: Sustentare Escola de Negócios e Unisociesc.
E a Schulz S.A promoveu um jantar para celebrar, após a cerimônia, que contou também cum um momento de grande emoção, o storytelling: “A comunidade, a minha vida”, da professora Rute Ribeiro Hoepfner.
Clique aqui para ver todas as fotos da solenidade de anúncio e entrega do Prêmio Akademos de Educação da ACIJ 2022!
PROJETOS E INSTITUIÇÕES QUE SE DESTACARAM
Conheça os professores e projetos vencedores, e as instituições que representam, em cada categoria do Akademos:
Categoria Educação Infantil
- 1° LUGAR
Projeto: O chão dá se a gente plantar!
Professora: Neiva Regina Len Tadin Bruno
Instituição: CEI Municipal Amandos Finder
- 2° LUGAR
Projeto: “Rio vivo, fonte de esperança”
Professora: Milena Oliveira
Instituição: Centro de Educação Infantil Municipal Sementinha
- 3° LUGAR
Projeto: Pequenos cientistas
Professora: Carina Passos Hildebrand
Instituição: Centro de Educação Infantil Municipal Adolfo Artmann
Categoria Ensino Fundamental Séries Iniciais (1° ao 5° ano)
- 1° LUGAR
Projeto: Alfabetizando com Movimentos
Professora: Maristela Carneiro Nocera
Instituição: Escola Municipal Vereador Curt Alvino Monich
- 2° LUGAR
Projeto: Formando uma aliança para cuidar da Terra, reduzindo os impactos ambientais
Professora: Ana Paula Luciano de Amaral
Instituição: Escola Municipal Dr. Abdon Baptista
- 3° LUGAR
Projeto: Transucata
Professoras: Katia Monica Verdim Eggert e Eliane Regine da Rosa Bergui
Instituição: Escola Municipal João Costa
Categoria Ensino Fundamental Séries Finais (6° ao 9° ano)
- 1° LUGAR
Projeto: Horta Monitorada
Professora: Gilmara dos Santos
Instituição: Escola Municipal Padre Valente
- 2° LUGAR
Projeto: Desbravando a matemática aplicada na infraestrutura de pontes
Professora: Andreia Cristina Maia Viliczinski
Instituição: Escola de Educação Básica Marli Maria de Souza
- 3° LUGAR
Projeto: Projeto Robô Cicla
Professora: Jocilene Aparecida
Instituição: Escola Municipal Professora Laura Andrade
Categoria Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos
- 1° LUGAR
Projeto: Requalificar para Resignificar
Professores: Rute Ribeiro Hoepfner, Helena Maria Matias e Tales Vicenzi
Instituição: EEM Dep Nagib Zattar
- 2° LUGAR
Projeto: Nossa Startup: Localize.me
Professora: Cláudia Regina Trentini
Instituição: Faculdade SENAC Jonville
- 3° LUGAR
Projeto: Conhecer a Indústria 4.0
Professora: Eliana Maria Gonsales Cruz
Instituição: Senai Joinville Norte 1
Categoria Ensino Técnico
- 1° LUGAR
Projeto: Projeto IT Girls – Protagonismo feminino e design
Professor: Lucelio Budal Arins
Instituição: Faculdade Senac Joinville
- 2° LUGAR
Projeto: Campanha do amor e de marketing: abrigo animal de Joinville
Professora: Cláudia Regina Trentini
Instituição: Faculdade SENAC Jonville
- 3° LUGAR
Projeto: Canal de Podcast da Turma
Professora: Sara Adriana Voltolini
Instituição: Senai Norte I Joinville SC
Categoria Ensino Superior (graduação)
- 1° LUGAR
Projeto: RH.Colab: Gestão da Qualidade e melhoria nas organizações de Joinville
Professora: Cláudia Regina Trentini
Instituição: Faculdade SENAC Jonville
- 2° LUGAR
Projeto: Pensamento computacional – Criação de uma escultura com materiais diversos
Professora: Indianara Amâncio
Instituição: Senai Joinville Norte
- 3° LUGAR
Projeto: O SUS além das postagens nas redes sociais
Professoras: Andrea Heidemann e Caroline Orlandi Brilinger
Instituição: IFSC Campus Joinville
Categoria Pós-graduação
- 1° LUGAR
Projeto: Quiz do Bem – Fazendo a diferença por meio do conhecimento
Professor: Thiago Zschornack
Instituição: Faculdade SENAC Jonville
- 2° LUGAR
Projeto: Pós em Liderança Inclusiva pioneira no Brasil
Professores: Reinaldo Bulgarelli, Luzia Longo e Viviane de Araújo
Instituição: Sustentare Escola de Negócios
- 3° LUGAR
Projeto: Primeira pós em RH Ágil do Brasil
Professor: João Paulo Coutinho
Instituição: Sustentare Escola de Negócios
ORIGEM DO NOME DO PRÊMIO
A origem do nome do prêmio, Akademos, remete aos primórdios da Educação e do que convencionamos chamar de conhecimento acadêmico.
Platão estabeleceu sua escola para filósofos em um bosque dedicado ao herói grego Akademos, o que explica por que ela passou a ser conhecida como Academia e por que os sujeitos eruditos passaram a ser chamados de acadêmicos.
Como o objetivo do prêmio é valorizar a figura do professor como um herói, a comissão organizadora foi buscar na Grécia Antiga essa figura emblemática do herói grego Akademos para homenagear todos os professores que ousam ir além do tradicional para cativar e inspirar seus alunos, promovendo experiências de aprendizagem significativa, focadas na aplicabilidade.