Santa Catarina manteve três municípios no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, estudo criado pela Endeavor e nesta edição produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Florianópolis ficou com a segunda posição nacional, lugar que já ocupava em 2020, atrás apenas de São Paulo.
Joinville se destacou por saltar sete posições no rankin, passando da 16ª para a 9ª colocação e se consolidando entre as dez primeiras posições da lista. Blumenau completa o ranking, na 20ª posição.
O Índice de Cidades Empreendedoras foi lançado em 2014 e está em sua 6ª edição.O ICE 2022 feito com base em dados de 2021.
O estudo serve como norteador para o avanço do empreendedorismo, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades.
Os dados apresentados se baseiam em sete fatores considerados determinantes para o sucesso dos negócios: Ambiente Regulatório; Infraestrutura; Mercado; Capital Financeiro; Inovação; Capital Humano; e Cultura Empreendedora.
Joinville se destacou em três dos sete quesitos avaliados:
- 4º lugar em ambiente regulatório, que leva em conta questões como tributação e complexidade burocrática;
- 11º lugar em inovação, que considera aspectos da economia criativa, indústria inovadora, profissionais de ciência e tecnologia e investimentos;
- 13º lugar em mercado, que avalia tópicos relativos ao desenvolvimento econômico da cidade.