Muito boa noite a todos!
Peço licença para saudar ao prefeito Adriano Silva e ao secretário Paulo Eli, neste ato representando o governador Carlos Moisés – e ao nomeá-los cumprimento a todas autoridades e lideranças políticas aqui presentes.
Da mesma forma, saúdo os parceiros de associativismo Sérgio Rodrigues Alves, Mario Cezar de Aguiar e Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves – e ao nomeá-los cumprimento associados, parceiros e lideranças empresariais aqui presentes.
Passou rápido!
Como costuma acontecer com tudo o que fazemos com alegria e propósito.
Lembro como se fosse hoje quando fui surpreendido e honrado com o convite para presidir a ACIJ.
Diante dos desafios, me perguntava o que seria possível deixar de legado em uma entidade da envergadura da ACIJ e que tanto já fez pelos associados, pela economia e pela comunidade.
Foram dois anos que guardarei para toda a vida em minha mente, em minhas palavras e em meu coração!
Gostaria de aproveitar este último pronunciamento como presidente da ACIJ para agradecer!
Agradecer a Deus, pelo dom da vida, pela energia, pela iluminação e pela saúde neste triste capítulo da história da humanidade em que sofremos dolorosas e inesquecíveis perdas.
Nunca esqueceremos da poderosa cadeia de força, fé e união que formamos em defesa do bem mais precioso, que é a vida – e também da economia.
Agradecer à ACIJ pela confiança depositada em meu nome para representar a entidade neste período de tantos e urgentes desafios.
Agradecer aos colegas de Diretoria pelo apoio e pela parceria em cada uma das ações que conduzimos juntos.
Agradecer aos acijianos, como carinhosamente chamamos os colaboradores da ACIJ. O time liderado pelo Marcos Krelling é o motor que faz tudo acontecer, inclusive este emblemático evento!
Agradecer a cada um dos nossos cerca de 1.700 associados, que continuaram contribuindo com a entidade e confiando em nossas ações durante esta turbulenta travessia que ainda estamos passando.
Nunca é demais lembrar – senhores senadores e deputados – destacar que nossos 1.700 associados respondem por 70% dos mais de 220 mil empregos formais gerados pela terceira maior economia da região Sul do Brasil. Essa é nossa Joinville!
Agradecer aos 25 núcleos empresariais, que enfrentaram as adversidades e restrições, movimentaram a entidade da forma como era possível e permitido nos momentos mais duros da pandemia.
Nossos núcleos – que no ano passado celebraram 30 anos de fundação a partir da iniciativa visionária do nosso sócio-benemérito José Henrique Carneiro de Loyola – deixaram inúmeros bons exemplos de superação e conquistas que só conseguem ser viabilizados por meio do associativismo voluntário.
Agradecer aos sindicatos ligados ao CONSEP pelo valor que estas entidades agregam à ACIJ, como vimos na pesquisa da empregabilidade, por exemplo.
Agradecer aos amigos do Gestão Compartilhada por serem esta extensão tão importante da nossa entidade nas quatro macrorregiões da nossa Joinville.
Agradecer aos presidentes da CDL, da AJORPEME e da ACOMAC – com quem atuamos no Conselho das Entidades e promovemos grandes realizações, como a criação da Associação Amigos da Segurança Pública e a campanha “Seu Voto Faz a Diferença”, que contribuiu decisivamente para que o eleitorado de Joinville aumentasse quase o dobro da média catarinense em relação a 2020.
Gostaria de aproveitar este momento para lembrar que temos pela frente mais uma relevante fase desta campanha, que é conscientizar os eleitores a participarem efetivamente do compromisso democrático do voto. Para que evitemos a grande perda de 25% dos votos que Joinville viu acontecer em 2020, quando mais de 100 mil votos foram desperdiçados entre abstenções, votos em branco ou votos nulos.
Agradecer à FACISC pelo suporte e parceria nos relevantes serviços que prestamos às empresas associadas.
Agradecer à FIESC pela parceria em importantes demandas do setor produtivo e em relevantes realizações, como o Programa Joinville Emprega Mais, fruto de ação conjunta da ACIJ, da Prefeitura de Joinville e do SENAI.
Este programa é a mais perfeita tradução do trabalho realizado pela ACIJ nos pilares econômico e social.
É econômico porque ajuda as empresas a preencherem vagas ainda abertas por falta de candidatos com a capacitação adequada. E é social porque ajuda quem está desempregado a retornar ao mercado formal de trabalho. Senhoras e senhores: não há programa social mais digno e relevante do que a Carteira de Trabalho assinada!
Agradecer aos parceiros do ecossistema de inovação, com quem tivemos a oportunidade de atuar de forma conjunta nestes dois anos.
Vamos avançar muito nos próximos anos por meio desta importante parceria e também por meio da chancela ACIJTECH.
Agradecer a cada associado e parceiro que enxergou a urgência do momento pandêmico e se uniu às ações articuladas pela ACIJ para apoiar o poder público na gestão da crise sanitária.
Foram iniciativas como a criação do centro de triagem na Tupy e doações que foram de cestas básicas e máscaras a respiradores, BIPAPs e testes rápidos.
Importante lembrar neste momento os 83 leitos que aumentaram em 30% a capacidade de atendimento do Hospital São José, que tinha 240 leitos. Foi praticamente um hospital dentro de um hospital. Um grande legado comunitário da ACIJ para Joinville e região.
Em março de 2021, fomos procurados pelo poder público para reforçar a estrutura de uma unidade de pronto-atendimento. O pedido era de 24 leitos mais rede de gases para que aquela unidade pudesse atuar como um hospital de campanha.
Respondi que não seria possível. Mas que poderíamos conversar sobre a possibilidade de 27 leitos, ao invés dos 24 solicitados anteriormente. E assim aconteceu. Com os 83 leitos do São José e os 27 da unidade de pronto-atendimento, a ACIJ concluiu a entrega de 110 leitos hospitalares a Joinville no ano em que a entidade celebrou 110 anos de atividades.
Agradecer aos parceiros, como o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e à Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que tanto brilho deram à programação dos 110 anos da ACIJ no momento mais restritivo da pandemia.
Agradecer à ALESC – deputado Fernado Krelling – que veio à nossa sede para uma inesquecível sessão especial em homenagem aos 110 anos da ACIJ.
Agradecer à Câmara de Vereadores, pelo constante apoio às causas econômicas e comunitárias trabalhadas pela ACIJ.
Agradecer aos integrantes da bancada parlamentar de Joinville e região, com quem o Conselho das Entidades se reúne de dois em dois meses para alinhamento de estratégias na constante mobilização por bandeiras econômicas e comunitárias.
Agradecer aos nossos senadores, sempre prontos a interceder por nós em Brasília.
Agradecer aos secretários de Estado, em especial ao Secretário da Fazenda, Paulo Eli. Desde o primeiro momento que começamos a construir caminhos para investimentos na nossa cidade, fostes um grande incentivador e parceiro na viabilização dos recursos. Agradeço a todos os secretários pela relação republicana que construímos e que estão resultando em bons exemplos para que a parceria público-privada aconteça cada vez mais na vida real!
Agradecer aos secretários municipais, sempre prontos a contribuir nas necessidades, causas e bandeiras do setor produtivo.
Agradecer ao governo Carlos Moisés por ter concordado com a visão defendida pela ACIJ do grande retorno que o investimento em infraestrutura oferece ao poder público com a geração de empregos, renda, consumo e tributos – o círculo virtuoso da economia.
Agradecemos também pela parceria que nos possibilitou avançarmos tanto em tão pouco tempo nos projetos do Eixo de Desenvolvimento Norte, com as obras do elevado no cruzamento da rua Dona Francisca com a duplicação da Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister; a abertura do Eixo K; a duplicação do trecho urbano da Dona Francisca e Edmundo Doubrawa; e a tão sonhada abertura e duplicação da Almirante Jaceguay.
Agradecer ao prefeito Adriano Silva pelas muitas parcerias, pela confiança, pela genuína abertura para sempre nos escutar.
E em especial por esta linda homenagem e reconhecimento que vivemos nesta noite, em que nossa centenária entidade recebe a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, a mais alta honraria do Município de Joinville!
Agradecer à imprensa, aos empresários do setor, aos executivos, aos repórteres, aos colunistas e aos influenciadores digitais pela parceria, sempre informando e repercutindo os mais relevantes projetos da ACIJ.
Agradecer à minha colega de Diretoria Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, a Margi, por aceitar o convite e o desafio de assumir a liderança da nossa associação empresarial.
E de entrar para história da ACIJ como a primeira mulher a presidir nossa entidade.
Agradecer de forma muito especial à minha família!
Sandra, Marco Antonio e Gabriela, vocês são a minha base como ser humano, como empresário e como associativista.
É em vocês que me apoio a cada passo.
E é em vocês que busco a força necessária para enfrentar as adversidades que encontramos pelo meio do caminho.
Muito obrigado por entenderem, apoiarem e compartilharem esta visão e vocação associativista!
Por fim, gostaria de encerrar esta manifestação e o mandato como presidente, renovando meu compromisso com a ACIJ, com o setor produtivo, com a economia, com o associativismo e com a comunidade.
Vamos continuar trabalhando cada vez mais para fazer uma ECONOMIA FORTE E UMA CIDADE FELIZ.
Muitíssimo obrigado pela parceria, pela presença neste evento e pela atenção!
Uma ótima noite a todos nós!