Os professores inovadores – muitas vezes anônimos – são aqueles que entendem que a docência deve ir além de ministrar conteúdos e transformam a sala de aula em ambientes acolhedores para formar alunos preparados para os desafios de uma sociedade que está em constante transformação.
Mas um prêmio promete jogar luz sobre essas iniciativas e projetos educacionais, inovadores, realizados nas instituições de ensino de Joinville durante o segundo semestre de 2021 e ao longo do ano letivo de 2022.
Trata-se do Prêmio Akademos de Educação, que, em 2022, chega a sua terceira edição, e que abriu o período de inscrições neste dia 31 de agosto, quarta-feira. As inscrições podem ser feitas até 1º de dezembro.
Podem se inscrever professores (individualmente ou em grupo de até 8 profissionais de educação) de instituições de ensino de Joinville nas seguintes categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental Séries Iniciais (1° ao 5° ano) e Finais (6° ao 9° ano); Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos; Ensino Técnico; Ensino Superior (Graduação) e Pós-graduação.
Na edição de 2022, o Prêmio Akademos de Educação reconhecerá as práticas pedagógicas focadas na abordagem intradisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar dos conteúdos trabalhados, dentro da sala de aula, na resolução de problemas vivenciados pelos estudantes em suas realidades, no contexto dos temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular propostos pelo MEC: meio ambiente; ciência e tecnologia; multiculturalismo; cidadania e civismo; economia e saúde; bem como no contexto dos programas de curricularização da extensão das instituições de ensino superior, e de outras iniciativas pedagógicas realizadas pelas instituições de ensino de Joinville.
A entrega do Prêmio está prevista para o início das atividades letivas de 2023, em 6 de março de 2023. Além de troféus, os vencedores receberão prêmios dos patrocinadores.
O prêmio é uma realização da ACIJ, na figura de associados do Núcleo de Tecnologia e Inovação e do Núcleo de Educação, com a intenção de fomentar ações inovadoras na área de educação.
“O Prêmio Akademos de Educação tem como objetivo reconhecer as melhores práticas didático-pedagógicas, desenvolvidas em instituições de ensino de Joinville, que valorizem a aprendizagem significativa dos educandos e que gerem impacto para a comunidade”, explica o idealizador e presidente da comissão organizadora do Prêmio Akademos, professor Modesto Hurtado Ferrer, que preside também o Conselho dos Núcleos da ACIJ.
A curiosidade associada à origem do nome do prêmio remete ao herói grego Akademos, desde os primórdios da Educação e do que convencionamos chamar de academia e acadêmico. Por isso, um dos objetivos do prêmio é valorizar o professor como um herói.
MAIS INFORMAÇÕES E COMO SE INSCREVER
Mais informações sobre o edital do Prêmio Akademos de Educação no link:
- https://www.acij.com.br/premio-akademos-de-educacao-termos/
- Inscrições gratuitas em: https://www.acij.com.br/premio-akademos-de-educacao/
SOBRE AS EDIÇÕES ANTERIORES
Na segunda Edição do Prêmio Akademos de Educação da ACIJ, o número de trabalhos inscritos foi quase duas vezes maior que o da primeira edição, ficando acima da expectativa projetada pelos organizadores.
A primeira edição teve 57 trabalhos inscritos.
Para a segunda edição, a estimativa dos organizadores era receber 90 projetos, e foram 94 trabalhos inscritos.
Até o momento foram premiados mais de 40 projetos entre as edições de 2020 e 2021.
Para a edição de 2022 a expectativa é de 200 projetos inscritos.