Desde agosto o Conselho das Entidades Empresariais de Joinville vem manifestando preocupação com a representatividade política da cidade que responde pelo maior colégio eleitoral do Estado.
O motivo foi a definição de um número recorde de candidatos de Joinville para a Assembleia Legislativa e para a Câmara Federal, fato que poderia contribuir para a dispersão de votos, reduzindo as chances de cada um.
Outro motivo de preocupação era a sequência histórica de desperdício de votos, acima de 100 mil votos, entre abstenções, votos em branco e votos nulos.
Por isto, a campanha “Seu Voto Faz a Diferença” foi intensificada entre os associados de ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL, nas redes sociais, nas entrevistas e também por meio da mídia busdoor.
O resultado do pleito, com a eleição de 3 deputados estaduais (mesmo número de 2018) e 1 deputado federal (2 a menos que em 2018) permite duas análises distintas: 1) o sentimento de que a representatividade poderia ter ficado ainda menor, em função do recorde nacional de abstenções, votos em branco e votos nulos na casa dos 20%, 4 pontos percentuais acima do registrado em Joinville, e 2) a expectativa de que esta representatividade possa crescer após a definição do segundo turno das eleições porque há candidatos na primeira suplência de diversos partidos para ALESC e Câmara, além da possibilidade de Joinville passar a ter uma representante como vice-governadora.
O Conselho das Entidades dará continuidade ao trabalho apartidário e cidadão para fortalecimento da representação partidária por entender que isto resulta em mais recursos públicos para investimento na região.
O trabalho será retomado com conversas com os partidos para propor uma reavaliação na estratégia da quantidade de candidatos. Também será mantida as conversas com profissionais das empresas associadas e com a comunidade para tentar reverter a sequência histórica de desperdício acima de 100 mil votos, entre abstenções, votos em branco e votos nulos.
SEGUNDO TURNO
O Conselho das Entidades cumprimenta deputados estaduais, deputados federais e senador eleito por Santa Catarina e também os candidatos que receberam nas urnas a missão de disputar o segundo turno para o Governo do Estado e para a Presidência da República.
ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL convidam associados e parceiros para participar do Painel com Candidatos ao Governo que será realizado na sede da ACIJ no dia 17 de outubro, conforme alinhado com os candidatos que participaram do painel do primeiro turno no dia 19 de setembro.