A Sociedade Cultural Alemã, que completou 23 anos de atividades no começo do mês, homenageou nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, três personalidades com relevantes serviços em favor da preservação da cultura germânica em Joinville. A solenidade de entrega do troféu Hilda Anna Krisch, ocorreu na sede da ACIJ.
Sócio benemérito e ex-presidente da ACIJ, o senador José Henrique Carneiro de Loyola foi um dos homenageados pelo apoio que sempre deu para a valorização da cultura, em especial a alemã.
Entre as lideranças políticas e empresariais que prestigiaram o evento, estão a senadora Ivete Appel da Silveira; o secretário de Cultura, Guilherme Gassenferth; a presidente da ACIJ, Margi Loyola; e o ex-prefeito e também sócio benemérito da ACIJ Udo Döhler.
Também foram homenageados a fundadora e atual presidente da Sociedade Cultural Alemã, Norma Kicherdorff, e Horst Wippel, integrante da primeira comissão de instalação do Museu Nacional de Colonização e Imigração e responsável pelos recursos para aquisição da casa de Fritz Alt.
O troféu confeccionado pela artista plástica Marli Zwarowski representa um abraço estilizado numa referência à unificação alemã. A obra homenageia Hilda Anna Krisch, que prestou relevantes serviços à comunidade como enfermeira de alto padrão (a primeira de Santa Catarina a receber a distinção Dama da Lâmpada) e como pesquisadora do patrimônio cultural.