Em ofício assinado pela presidente Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) manifesta ao governador Carlos Moisés da Silva a preocupação do setor produtivo com os bloqueios nas rodovias e pede apoio do Estado para que o tráfego seja liberado. Confira a íntegra da mensagem:
A população catarinense, e a classe empresarial em particular, solicitam especial atenção do Governo do Estado para a paralisação nas rodovias que se instaurou após a apuração das eleições no último dia 30 de outubro.
Caminha-se para uma situação insustentável caso os bloqueios prossigam.
Não queremos repetir o infortúnio dos anos de 2018 e 2021, em que vários insumos, alimentos e suprimentos ficaram em falta e os prejuízos para todos foram enormes.
Em Joinville, na indústria, principalmente, o cenário causa preocupação diante das informações de que já houve paralisação de fábricas por falta de matéria prima, em razão dos principais fornecedores estarem parados nos bloqueios.
Além disso, as empresas não estão faturando e expedindo produtos acabados, por falta de caminhões.
Em que pese o planejamento, as empresas que operam com insumos no processo “just in time” já começam a ser impactadas.
O reflexo desta “quebra” de ciclo de produção já é conhecido por todos, e representará um custo pesado para toda a sociedade.
Diante do exposto, de forma emergencial, solicitamos ao Estado a garantia da liberação de tráfego de todos os insumos necessários ao retorno das atividades produtivas.