"As eleições são sempre uma grande oportunidade para melhorarmos a cidade, o estado e o país onde vivemos…é muito importante a participação ativa e consciente de cada um de nós…não podemos fazer escolhas erradas e para isso precisamos pensar muito sobre tudo que diz respeito a essas eleições"
As assertivas acima fazem parte da apresentação do Guia do Eleitor Cidadão, um importante documento, de iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral e do Senado da República.
De forma simples e objetiva, o Guia traz dicas e orientações importantes. Lembra, por exemplo, que as obras feitas pela prefeitura não são um favor para a população, pois o dinheiro do município existe exatamente para atender as necessidades da comunidade.
Alerta também que trocar votos por dinheiro ou favores do candidato é crime grave.
"Quem paga pelos votos que recebe, além de ser corrupto, não se sente responsável por trabalhar por você nem por sua comunidade, pois considera que já comprou a consciência e o silêncio do eleitor", afirma.
O guia também destaca as principais datas do calendário eleitoral. Nesta quarta-feira, dia 7, encerra-se o prazo para alistamento eleitoral ou transferência do título de eleitor.
Importante também para os candidatos, o documento avisa que a propaganda eleitoral só pode ser feita a partir de 6 de julho. A propaganda gratuita, no rádio e televisão, começa no dia 19 de agosto.
Neste ano, as eleições ocorrem no dia 5 de outubro, um domingo. Nos municípios onde pode acontecer o segundo turno, a data reservada é de 26 de outubro.
Mas, o melhor serviço que o Guia presta é no momento em que dá dicas para escolha do candidato:
"Avalie o caráter do candidato, seu passado, a qualidade de suas propostas, sua competência e seu compromisso com a comunidade. Avalie se o candidato tem compromisso com o povo ou apenas com ele mesmo".
Se todos conseguíssemos assimilar esta última dica, certamente faríamos de nossa cidade e do nosso país um lugar ainda melhor para viver.