Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves
Presidente da ACIJ
Quando meu tataravô, Hermann Lepper, presidia a ACIJ (Associação Empresarial de Joinville), as reuniões das empresas associadas aconteciam na casa dele, sempre aos domingos.
Hoje, 112 anos depois, a sede da entidade que tenho a honra de presidir, oferece amplo e adequado espaço para receber reuniões e capacitações dos nossos associados.
Você sabe o que nossas gestões – e a dos outros 47 mandatos de presidente que existiram entre nós – têm em comum?
A resposta é o trabalho voluntário permanente em dois pilares: 1) o dos negócios, para fortalecer as empresas associadas e para desenvolver a economia; e 2) o social, para proporcionar bem-estar à comunidade, atuando em bandeiras nas áreas da saúde, da segurança e da educação, por exemplo.
Estes dois pilares são traduzidos no slogan da ACIJ: Economia Forte, Cidade Feliz. Estas quatro palavras resumem nossas crenças, orientam o planejamento estratégico das nossas atividades e deixam claros os objetivos para onde todas as nossas ações devem convergir.
Numa época marcada pela rápida propagação de interesses individuais e de visões polarizadas, o associativismo voluntário praticado pela ACIJ e pelas 149 entidades ligadas à FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) tem muito o que inspirar à sociedade.
No associativismo, concorrentes viram parceiros. Afinal, nada melhor do que trocar ideias e experiências entre empresas que enfrentam os mesmos desafios de um país que precisa avançar em infraestrutura, competitividade, tributação e segurança jurídica que estimulem o empreendedorismo.
No associativismo, trabalhamos pelo fortalecimento das empresas e da economia – assim, contribuímos com a geração de empregos e de renda. Mas também trabalhamos pelo bem-estar das pessoas, sempre prontos a auxiliar o poder público a resolver os graves problemas sociais que enfrentamos.
Neste 16 de fevereiro de 2023, celebramos bem mais que 112º aniversário da ACIJ. Celebramos a consolidação do associativismo voluntário em uma entidade que inova, que se reinventa, que gera valor para os associados por meio dos serviços oferecidos e que faz a diferença na vida da comunidade.
Celebramos, acima de tudo, a superação dos desafios enfrentados no dia a dia das nossas 1.700 empresas associadas, que geram 70% dos empregos formais da maior economia de Santa Catarina e terceira maior entre todos os municípios dos três Estados da região Sul do Brasil, com um PIB de R$ 36,4 bilhões.
Vida longa à ACIJ! Vida longa ao associativismo!