A segunda edição do Programa Agiliza, iniciativa do Sebrae/SC e do SENAI-SC, foi lançada em Joinville no dia 15 de março, na ACIJ.
O foco do Programa Agiliza é elevação da produtividade de micro e pequenas indústrias catarinenses. A meta é atender 1.660 empresas ao longo do ano. Na edição de 2023, o programa será dividido em duas fases.
Na primeira, chamada de Impulso, um dos processos produtivos da empresa participante é mapeado pelo consultor do SENAI-SC, e serão implementadas melhorias para elevar a eficiência. No total, serão 20 horas de consultoria, durante três meses, que podem levar a um aumento médio de 38% de produtividade do processo selecionado.
A segunda fase é formada por três linhas de solução: produtividade nos processos (aumento de produtividade em toda a linha de produção); eficiência energética (ações para a redução dos custos com energia) e produção inteligente (soluções para utilizar dados da produção como apoio para decisões). A indústria receberá a indicação sobre qual linha deve iniciar de acordo com o seu perfil e as necessidades dela. Ao concluir uma dessas linhas de solução, a empresa pode passar pelas demais consultorias e, assim, garantir a evolução contínua de seus processos e tornar-se mais competitiva.
Durante o lançamento, as entidades parceiras assumiram a missão de divulgar o Programa, que é gratuito em suas primeiras fases, sendo apoiado pelo Sebrae.
COMO PARTICIPAR
Para fazer parte do Agiliza, é necessário: ser micro ou pequena indústria de Santa Catarina, ter faturamento inferior a R$ 4,8 milhões/ano e ter processo produtivo.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://materiais.sc.senai.br/agiliza
Na foto acima, da esquerda para a direita: Marco Goetten, Cintia Ebert Huang, Marcos Krelling e William Escher