Em nosso dia a dia estamos expostos a riscos diversos, pois mudamos de lugar constantemente. Devido a viagens, estudos, lazer, ficamos expostos a vírus e bactérias que sofrem mutações estruturais e se tornam mais agressivas, provocando doenças cada vez mais graves ou letais.
A Clínica Curumim informa a todos, e mais diretamente ao Empresariado, que há uma norma regulamentadora de suma importância e que por falta de tempo e muitas vezes por problemas diversos, passa despercebida da classe empresarial que é a NR 32.
Diante de um pólo industrial imenso e diversificado como Joinville, e com tantas leis e normas favorecendo o colaborador, percebe-se uma falta de comprometimento de ambas as partes na prevenção da imunização. Em Joinville prevalece inicialmente de forma parcial a necessidade da vacina contra o Tétano, pelo alto risco de acidentes de trabalho, entre outras vacinas existentes.
As vacinas são armas de proteção em massa, e diante de tantas novidades e estudos recentes e mais vacinas surgindo a cada dia, é importante destacar a importância a prevenção do HPV (papiloma vírus humano) que é responsável pelas infecções que ocorrem sem que a pessoa perceba. Este contato se dá por qualquer tipo de atividade sexual, não sendo necessário que haja a consumação do ato sexual. É este vírus tido hoje como o causador do câncer do colo uterino. O Instituto Nacional do Câncer ( INCA) informa que o câncer do colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele e câncer de mama, e considerado também a quarta causa de morte por câncer em mulheres.