A Reunião do Conselho da ACIJ recebeu nesta segunda-feira, dia 8 de maio, as empresas associadas Ciser e RBE para falar sobre inovação e Mercado Livre de Energia.
Associados, parceiros, lideranças empresariais, autoridades públicas e representantes da comunidade participaram do evento realizado às 18h30 no Salão Nobre da ACIJ.
O vice-presidente da ACIJ e diretor de Estratégia da Ciser, Hugo Schneider, fez a introdução, apresentando o Grupo H. Carlos Schneider, formado por Ciser, Ciser Automotive, FCF, RBE, Hacasa, Intercargo, Agropecuária Parati e #Colmeia.
INOVAÇÃO
Na sequência, o gerente de Inovação da Ciser, Aluisio Goulart Lopes, falou sobre a importância do desenvolvimento colaborativo na jornada da inovação.
Discorrendo sobre o case de inovação da Ciser no hub #Colmeia, ele reforçou que em um contexto de ciclos de desenvolvimento cada vez mais acelerados, é fundamental antecipar tendências com preços competitivos e diferenciais para as dores dos clientes.
“O caminho é manter o foco no core do negócio da organização, acompanhar de perto o core estendido e trabalhar de forma colaborativa em tudo o que estiver além do core”, destacou.
ENERGIA
Finalizando a apresentação, o engenheiro e especialista em energia da RBE, Fabricio Antonio Egert, apresentou as oportunidades às empresas com a abertura do Mercado Livre de Energia.
Em vigor desde setembro de 2022, a nova legislação sobre o Mercado Livre de Energia traz a possibilidade de redução de custos com energia elétrica para uma grande parcela das empresas que, até então, não tinham acesso a esse mercado.
Ele destacou como diferenciais da RBE a economia garantida em contrato, a simplicidade operacional, o risco operacional zero, o custo de gestão zero e a energia renovável com certificação. E como benefícios, citou a redução nos custos com energia elétrica, maior visibilidade e acompanhamento no uso da energia, redução da “pegada de carbono“ e maior competitividade frente ao mercado.
“Em um momento onde a busca por oportunidades na redução de custos com energia elétrica é essencial para a competitividade, o Mercado Livre de Energia apresenta-se como uma ótima alternativa, de fácil implementação e com retorno rápido”, destacou Fabricio.
ACIJ
Em nome da Diretoria da ACIJ, a presidente Margi Loyola elogiou e agradeceu as apresentações. “Energia e inovação são desafios diários em nossos negócios e pauta permanente na história da ACIJ para o desenvolvimento da economia e para o bem-estar da comunidade”, afirmou a presidente da ACIJ.