O empresário do varejo e construtor José Haveroth (presidente da ACOMAC) iniciou a reunião do Conselho das Entidades Empresariais de Joinville desta sexta-feira, dia 25 de maio, com um depoimento sobre um problema que está causando prejuízo para o setor.
“Quinze dias atrás cheguei na minha obra que está em fase final de acabamento, no bairro Boehmerwaldt, e encontrei o prédio arrombado. Os bandidos entraram no local para furtar fios e ferramentas’, explicou.
No outro lado da cidade, no bairro Aventureiro, outro construtor teve sua obra invadida. Segundo Tiago Campos, no dia 17 de abril, quando os pedreiros chegaram para trabalhar se depararam com o imóvel com as portas arrancadas, parte do gesso destruído e os fios e tomadas foram furtados.
De acordo com relatos de vários construtores que fazem parte da ACOMAC, nunca foi tão intensa a ação de marginais furtando construções na cidade. Os últimos dados da Secretaria de Segurança Pública referentes a furtos e roubos em Santa Catarina, que compara o mês de janeiro de 2023 com o do mesmo período do ano passado, mostra um crescimento de mais de 7%.
A preocupação com o aumento destes furtos foi um dos temas discutidos durante a reunião do Conselho das Entidades com representantes da ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL.
Dia da Liberdade de Impostos, que mostra o peso da carga tributária, e festivais que ajudam a manter a cultura gastronômica como Festival de Cucas e Chineque Fest também foram apresentados na reunião.