Descrição
Curso: Orçamento Empresarial – passo a passo
Objetivo:
- Apresentação de um modelo de orçamento simplificado, mas suficientemente completo, para possibilitar a compreensão e visualização do processo orçamentário;
- Proporcionar aos alunos, o desenvolvimento de um orçamento empresarial consistente passo a passo, com cálculo de todas as peças/quadros orçamentários;
- Orientar para o processo de monitoramento do realizado versus orçado, para o Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados, Fluxo de Caixa e Geração de Ebitda.
Público Alvo:
Dirigido para empreendedores de pequenas e médias empresas, além de profissionais das áreas de Gestão, Finanças, Custos, Controladoria, Vendas, Produção, Logística, Engenharia, Qualidade, Recursos Humanos, dentre outras. Profissionais com nenhum ou pouco conhecimento na elaboração de um orçamento empresarial, que estejam em busca de adquirir e aperfeiçoar seus conhecimentos na área orçamentária para atuação em empresas comerciais, industriais e serviços.
Conteúdo:
- Fundamentos, Terminologia, Classificação e Informações preliminares para o Processo Orçamentário;
- Discussão e cálculo das peças/quadros orçamentários:
- Orçamento de Vendas
- Orçamento de Produção
- Orçamento de Matérias-Primas
- Orçamento de Mão de Obra Direta
- Orçamento de Custos Indiretos de Fabricação
- Orçamento de Custos Fixos de Fabricação
- Orçamento de Despesas Fixas – Comerciais e Administrativas
- Orçamento do Resultado Financeiro
- Orçamento de Investimentos em Ativos Tangíveis e Intangíveis
- Orçamento de Estrutura de Capital
- Orçamento para Fluxo de Caixa – Origens e Aplicações de Recursos
- Orçamento de Tributos Diretos e Indiretos
- Orçamento de Distribuição de Resultados e Dividendos
- Orçamento de itens Extraordinários
- Elaboração do Resultado Projetado Econômico;
- Elaboração do Resultado Projetado Financeiro;
- Metodologia e ferramentas para controle orçamentário confrontando o “orçado versusrealizado”.
Instrutor: Marcio Alves
Currículo:
Formação Acadêmica e Atuação Profissional: Professor graduado em Ciências Contábeis pela UNIVILLE (1994), Especialização em Contabilidade e Controladoria pela UNIVILLE (1997) e Mestrado em Ciências Contábeis pela FURB (2006). Experiência profissional de 32 anos na área de Administração, com atuação na Controladoria Financeira de empresas Nacionais e Multinacionais. Desde o ano de 2009 atua como Controller e Gerente Financeiro da ILPEA do Brasil, empresa multinacional Italiana que atua no ramo industrial.
Ao longo de sua trajetória acadêmica em Cursos de Graduação, foi docente das disciplinas de Controladoria, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Avançada, Análise das DF, Custos, Planejamento Tributário, Direito Tributário, e Planejamento Financeiro e Orçamentário.
Em Cursos de Pós-Graduação/Especializações lato sensu voltados para a especialização profissional, é docente nos módulos de Controladoria, Gestão Financeira, Gerenciamento e Planejamento Tributário, Contabilidade Gerencial, Contabilidade nas Empresas, Auditoria Empresarial, Contabilidade Avançada, Gestão de Controle, Gestão de Custos, Jogos de Negócios, Orçamento Empresarial, Simulações para Planejamento Tributário, Contabilidade Tributária, e de Análise das Demonstrações Financeiras, atuando na área de Pós-Graduação de instituições de ensino da região.
Em Cursos de curta duração de Capacitação Empresarial, direcionados para treinamento e atualização, é instrutor dos cursos de Contabilidade para não Contadores, Finanças para não Financeiros, Gestão Financeira, Custos para gestão de pequenas e médias empresas, Análise econômica e financeira de empresas, Planejamento tributário para pequenas e médias empresas, Orçamento Empresarial passo a passo, Análise de Custos Industriais, Técnicas de Controladoria para pequenas e médias empresas, e Compliance Tributário.
Investimento:
- Colaborador(a) de empresas associadas R$ 597,00
- Não associados R$ 776,00
Formas de Pagamento:
- PIX
- Cartão de crédito em até 12x
- Boleto à vista (consulte formas de parcelamento para empresas associadas);
Obs.: Estudantes e PNE podem fazer a inscrição pelo preço de associado.
Vagas Limitadas!!!
Informações:
Whats ou Fone: 47 3461-3344
Em razão de custos assumidos para a realização deste treinamento, informamos:
- Desistência (sem ônus) deverá ser formalizada em até 72h antes da realização do treinamento;
- Desistência anterior à 24h da realização do treinamento:
- Ocorrido pagamento, será devolvido o valor de 80% da inscrição;
- Em caso de não pagamento, será enviado a cobrança da taxa de cancelamento no valor de 20% da inscrição.
- A ACIJ reserva-se o direito de cancelar o evento caso não atinja o número mínimo necessário de participantes para realização. Neste caso, a ACIJ comunicará todos os inscritos (por e-mail e/ou telefone) e a plataforma Sympla fara a devolução integral dos valores pagos pela inscrição.