A reunião do Conselho das Entidades Empresariais de Joinville desta segunda-feira, dia 24 de julho, reuniu os deputados estaduais Fernando Krelling, Maurício Peixer e Matheus Cadorin e o deputado federal Carlos Chiodini. Na pauta, infraestrutura e carga tributária, assuntos que ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL Joinville sempre estão pautando em seus encontros.
Em tema que envolve o governo do Estado, o Conselho reiterou como prioridade a duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca (do novo elevado da rodovia Hans Dieter Schmidt até a rua Edmundo Doubrawa). O projeto executivo está pronto, faltando apenas o edital de licitação da obra para dar andamento ao projeto de infraestrutura tão importante para a região Norte de Santa Catarina. Um ofício já foi enviado ao governador Jorginho Mello e o tema deverá ser retomado na visita que ele fará a Joinville no começo de agosto.
Investimentos nas rodovias estaduais e federais também entraram na pauta. Os presidentes das entidades cobraram novidades sobre o estudo de viabilidade de concessão à iniciativa privada, que agilizaria as obras na BR-280, por exemplo. As estradas concedidas à iniciativa privada, como no Paraná, são reconhecidas em todo o país pela qualidade. Assim, a concessão poderia ser o caminho ideal para os investimentos necessários nas BRs e SCs, avalia o Conselho.
Outra preocupação dos empresários é com a alta carga tributária que os prestadores de serviços possam ter de pagar uma vez que o texto da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados não definiu como será a cobrança. O temor é que se aproxime dos 28%.
Alteração do valor do Simples Nacional estadual também foi uma das demandas solicitadas pelo Conselho das Entidades que é representado por Margi Loyola (ACIJ), Cintia Huang (AJORPEME), José Haveroth (ACOMAC) e Marcos Bittencourt (CDL). A presidente da FAMPESC, Rosi Dedekind, o vice-presidente da FCDL, José Manoel Ramos, e o presidente da Associação dos Amigos da Segurança Pública, Gilson Bohn, também participaram da reunião.