O recente bloqueio parcial da rodovia que liga Joinville a Curitiba, dificul-
tando o acesso ao aeroporto daquela cidade, provou mais uma vez que
a região tem demanda para o aeroporto de Joinville. No mês de março, o
terminal fcou lotado e bateu recorde de embarques e desembarques, che-
gando próximo a 99 mil passageiros,contra 59 mil de março de 2010.
A pequena movimentação do nosso aeroporto justifica-se, em grande parte,
pela falta de confabilidade dos voos programados para o terminal local.
Empresários e demais viajantes que tem compromissos agendados pre-
ferem comprar passagens para voar diretamente pelo aeroporto Afonso
Pena, para garantr que chegarão no horário combinado.
Estudos da Infraero indicam que a utilização do equipamento ILS (sistema de
aproximação de voos por instrumentos) garantiria que mais da metade dos
voos que não pousam em Joinville passariam a chegar com tranquilidade. Em
2010, 850 voos não puderam pousar ou decolar na cidade, segundo a Infraero.
No final de 2009 uma comitva de lideranças empresariais e políticas foi ao
encontro do ministro da Defesa Nelson Jobim solicitar mais uma vez a instala-
ção do ILS no aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Jobim assumiu naquele mo-
mento um compromisso de instalação até o fim deste ano. O equipamento iria
chegar a Joinville em dezembro de 2010.
Diante dos atrasos, resolvemos nos manifestar novamente ao ministro, por meio do senador Luiz Henrique da Silveira. Joinville não entende a postergação de instalação desse equipamento e não entende porque, diante do seu custo relativamente baixo, ainda não foi instalado, diante também da importância do aeroporto e de Joinville para o Estado e mesmo para o país.
O senador Luiz Henrique fez novo contato com o ministro Nelson Jobim na últma quarta-feira. Esperamos que o ministro se empenhe pelo cumprimento do compromisso assumido, juntamente com a Secretaria de Aviação Civil, agora responsável pelo assunto. O ILS não é mais um pleito, é um direito que conquistamos.