Colunista Jefferson Saavedra, da NSC Comunicação analisa que a obra pode começar ainda neste ano. E informa nova data prevista para conclusão do elevado que teve participação da ACIJ no Eixo de Desenvolvimento Norte
A próxima duplicação de Joinville tem chances de ser iniciada ainda neste ano, ainda que o mais provável seja de obras a partir do começo de 2024. A Secretaria de Estado de Infraestrutura pretende lançar o edital nos próximos meses e, se a licitação tiver andamento normal, há possibilidade de emissão de ordem de serviço ainda em 2023. A duplicação da rua Dona Francisca entre a rótula da Schulz até o acesso à BR-101 pelas ruas Edmundo Doubrawa e dos Franceses.
CLIQUE AQUI para conferir o vídeo!
A obra foi um dos principais temas da reunião desta segunda-feira na Acij, com participação do secretário de Infraestrutura, Jerry Comper. Na semana passada, o governador Jorginho Mello assegurou que a obra será realizada. Em estimativa divulgada no ano passado, ainda no governo anterior, a duplicação dos 5,8 km da rua Dona Francisca no Distrito Industrial estava estimada em R$ 61 milhões.
Com a garantia da ampliação da Dona Francisca no segmento mais ao Norte, a prioridade agora é conseguir a liberação de recursos do Estado para a duplicação da rua no segmento entre a Döhler e a Schulz. A obra, incluindo elevado na rótula do Tecelão e as desapropriações, custará em torno de R$ 100 milhões. O projeto está em fase final de elaboração, em contratação feita pela prefeitura.
ELEVADO
A conclusão do elevado do Distrito Industrial de Joinville será em novembro, provavelmente até o dia 15. A data foi citada na reunião da Acij da segunda-feira, com a presença do secretário de Infraestrutura, Jerry Comper, e superintendentes da pasta. A obra do governo do Estado fica na rótula da Schulz, no local de intersecção das estradas Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister.
O próximo elevado previsto para Joinville fica em ponto próximo, no entorno da Döhler, mas sem prazo de início das obras porque ainda não foi definida a fonte dos recursos. A prefeitura contratou o projeto para a estrutura que inclui a duplicação de mais um trecho da rua Dona Francisca – o município espera contar com a participação do Estado.
O último prazo para a entrega do elevado havia sido prorrogado para outubro, mas houve novo prolongamento. A construção da estrutura é uma obra complementar da duplicação das estradas Hans Dieter e Edgar Meister. O elevado não estava previsto no local – seria um sistema de semáforos. Mas a Acij apontou o risco de gargalo e contratou o projeto entregue ao governo do Estado, que concordou em realizar a obra iniciada em 2021.