A Semana do Ferramenteiro, comemorada de 30 de maio a quatro de junho, foi uma iniciativa do Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da ACIJ, e reuniu profissionais da área na sede da entidade e no fórum realizado na Sociedade Esportiva e Recreativa (SER) Tigre. Além da homenagem ao Dia Municipal do Ferramenteiro, o último dia 31 foi marcado pelo aniversário de 18 anos do Núcleo, pioneiro no Brasil em sua área.
De acordo com Darceo Schulz, presidente do Núcleo na gestão 2010/2011, o evento é de extrema importância para a economia de Joinville devido ao posicionamento do núcleo frente ao processo de desindustrialização .
“Em se tratando de economia global, buscamos incentivar as atividades do ramo em função das grandes ondas da concorrência externa, principalmente dos tigres asiáticos”, enfatiza. Joinville é hoje o maior pólo de produção ferramental do estado e abriga a sede da Associação Nacional das Ferramentarias (Abinfer).
A semana teve início com o projeto “Oficina do Conhecimento”, que levou informação aos alunos do 9º ano do ensino fundamental de 10 escolas nas regiões periféricas de Joinville. Em parceria com a Fundamas, a iniciativa mostrou o que é a Ferramentaria, as oportunidades dentro do segmento, o futuro promissor e a formação profissional.
Na quarta-feira, dia 1º, um painel sobre qualificação da mão de obra reuniu escolas profissionalizantes da cidade em uma parceria com o Núcleo de Escolas da ACIJ. O professor e vereador Belini Meurer foi o mediador do debate.
Para finalizar a programação, foi realizado o 15º Fórum de Usinagem e Ferramentaria da ACIJ, no sábado, 4 de junho, na SER Tigre. Para capacitar, motivar e integrar os participantes e reforçar a imagem do núcleo e dos parceiros, o fórum teve duas palestras: a primeira, “A alta produtividade em uma Ferramentaria”; e a segunda, “Motivar-se para motivar”.
O fórum reuniu cerca de 50 participantes, e contou com o apoio do Sebrae, Projeto Empreender, Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) e CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil).