A Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB-SC) anunciou que a ACIJ será agraciada com o prêmio Empresa Cidadã, na categoria preservação ambiental, com o case Consumo Inteligente Energia Elétrica. O prêmio tem como objetivo homenagear as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado.
Quarenta e cinco companhias com projetos relacionados às áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural, inscreveram seus trabalhos na premiação apontando os objetivos do projeto, as estratégias utilizadas para atingi-los, a forma como foi realizada a execução e implementação do trabalho e quais os resultados obtidos.
Todos os cases inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora, indicada pela ADVB/SC, entre os dias 10 e 20 de junho, com base na relevância social e comunitária da iniciativa; originalidade e correção das estratégias; eficácia na execução do trabalho; e resultados obtidos, com relação ao grau de benefício social e comunitário alcançado pelo projeto. A solenidade de premiação com entrega de troféu e certificado aos vencedores acontece no dia 21 de julho, no SESC Cacupé, em Florianópolis.
PROGRAMA DE ENERGIA
O Programa de Eficiência Energética da ACIJ é uma ferramenta para a modernização do parque industrial, melhoria da gestão de energia elétrica, geração de economias sustentáveis para as empresas de Joinville e o alívio de carga no sistema elétrico da Celesc.
PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS
– Correção de reativos e ajuste de demandas inadequadamente contratadas, implicaram na liberação de capacidade de aproximadamente 20 MW no sistema, permitindo redução de riscos de restrições de atendimento ao crescimento do mercado da região. (Isto equivale a instalação de mais uma fábrica de motores da GM, no mesmo porte daquela já anunciada);
– Empresas reduziram, em média, 10% dos seus custos com energia elétrica;
– Retorno do investimento ocorrer, em média, em até 24 meses;
– Incentivo a cultura do uso racional de energia com apoio na criação das CICES e do SELO de eficiência do Programa;
– Prática efetiva da responsabilidade sócio-ambiental.