No momento em que a Universidade Federal acelera a construção do seu campus no norte do Estado, e as nossas faculdades se consolidam na formação de profissionais indispensáveis para o desenvolvimento regional, retomamos a reflexão sobre educação e o meio ambiente.
O ser humano, mergulhado na sociedade de consumo e agrupado em núcleos sociais cada vez mais densos, convive com agressões sonoras intensas e é desafiado a filtrar o ar e a apoiar os pés em uma terra poluída e imprópria para sustentar o corpo e a alma com o indispensável equilíbrio. O homem precisa, urgentemente, buscar abrigo em um meio ambiente mais sustentável.
Há muitas ações e práticas, úteis e funcionais para manter a natureza harmoniosamente saudável. A começar pela educação básica, em que crianças e jovens, ainda não contaminados por atitudes predadoras, venham a ser estimulados a participar deste necessário comportamento de mudança, em campanhas, por exemplo, como a do “Plante uma árvore”. Quem não se encanta com a floração dos milhares de Ipês, que tingem Joinville de amarelo, na despedida do inverno?
Aliviar os aterros sanitários das sacolas plásticas e de tantos outros descartáveis exige uma mobilização ainda maior. Avançam os estudos para transformar os resíduos orgânicos sólidos em energia elétrica – o nosso Fórum Empresarial Permanente da Região Norte de Santa Catarina, vem se ocupando da proposta.
Mas como todos podem participar? Economizando água – cantando menos no chuveiro, temporizando as torneiras e descargas sanitárias, aproveitando a água da chuva para regar os jardins, lavar as calçadas e os automóveis. Recolhendo o óleo de cozinha, as baterias e os eletrodomésticos inservíveis e encaminhando tudo isso aos postos de reciclagem.
A Economia Verde surge como grande oportunidade para investimentos no município e propõe uma sintonia entre o desenvolvimento, o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. Passa pela investigação de energias renováveis, tecnologias verdes, construção civil sustentável – com a adequada reciclagem dos materiais –, uso racional da água tanto do consumo industrial, quanto doméstico, lixo tecnológico, turismo, entre outros.
O crescimento sustentável depende de produtos e equipamentos com qualidade ambiental. E, se a educação básica já está bem dedicada a transformar os pequenos em cidadãos ecologicamente engajados, ainda falta ao ensino superior ampliar este horizonte em ensino, pesquisa e extensão. As instituições devem se mobilizar para o grande desafio, oferecendo grades curriculares para este novo espaço econômico.
O diretor geral da UFSC Acires Dias (ao lado do presidente Udo Döhler), participou da reunião da ACIJ e falou do cronograma de implantação das obras do campus norte. A expectativa é de que em março de 2013 as aulas já possam acontecer no novo campus
REUNIÃO DA ACIJ
As questões relativas ao transporte portuário no norte de Santa Catarina serão destaque na reunião da ACIJ desta segunda-feira, dia 4 de julho. Estarão presentes o diretor presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo César Côrte Corsi e o diretor comercial do Porto de Itapoá, Patrício Junior.
TRANSPORTE PORTUÁRIO
Também participa da reunião o Conselho de Autoridade Portuária (CAP), representado por Fernando Camacho. A reunião da ACIJ começa às 18h30 e encerra às 20 horas. Prestigie! Participe!
CERTIFICADO DE ORIGEM
O workshop “Assessoria Aduaneira, Regime de Origem e Performance Exportadora” se realiza na ACIJ, no dia 6 de julho, uma promoção da CNI e Fiesc. Temas referentes ao comércio exterior e emissão de certificados de origem digital serão abordados. Saiba mais com Willian, pelo fone 3461.3333.
VIVA SEU TEMPO
Os ingressos para a palestra “Administração do Tempo – Viva seu Tempo com Sabedoria”, de Christian Barbosa, consultor do Fantástico, da Rede globo, já estão disponíveis. O evento será no dia 13 de julho (quarta-feira), às 19h30, na ACIJ.
CIRCUITO DE NEGÓCIOS
O Núcleo de Automação promove a palestra “Parceria de sucesso – A excelência no Relacionamento Cliente e Fornecedor”, com Sandra Bergamo, dia 7 de julho. O encontro inicia às 14h e encerra às 17h30, e acontece no auditório do
Senai unidade Norte.
TREINAMENTO
Nos dias 28 e 29 de junho, ocorreu o Treinamento dos Coordenadores do Gestão
Compartlhada e Presidentes e vices dos Núcleos Setoriais. No primeiro dia do encontro, Clóvis Consoli, da Facisc, falou sobre a visão associativista, ciclo de vida dos núcleos, nova fase do Empreender Competitivo e Prêmio Núcleo Referência. No dia 29, Luc Pinheiro apresentou o workshop “Desenvolvimento
de Dirigentes”.
Quer ver a coluna completa? Clique aqui.