Eduardo Domingues (presidente do Núcleo de Comércio Exterior) e Mário Marques (presidente da Comissão Organizadora), no lançamento do 12º Seminário de Negócios Internacionais (12º Seni)
Em 2010, o Porto de São Francisco do Sul bateu seu recorde. Movimentou 10,3 milhões de toneladas, o que equivalia a 48% de toda a movimentação portuária do Estado de Santa Catarina. É o principal porto brasileiro na movimentação de grãos, embora também trabalhe com contêineres, veículos e outras cargas.
Já o novíssimo Porto Itapoá, fruto de um investimento de quase R$ 500 milhões, iniciou suas atividades em meados de junho e terá capacidade final para movimentar algo próximo a 2 milhões de TEus/por ano (TEu é medida equivalente a um contêiner de 20 pés).
Os dois portos trabalham em acordo e deram uma demonstração de grande sinergia na apresentação realizada na ACIJ na última segunda-feira, quando mostraram um Brasil que dá certo, com uma infraestrutura que se prepara para o crescimento.
Mesmo com toda a capacidade dos dois portos, a previsão de seus diretores é que os dois atuarão com praticamente toda a sua capacidade ocupada. A invejável localização de ambos e a proximidade com Joinville reforça a vocação para o sucesso do nosso transporte marítimo.
Com as rodovias estaduais em andamento em Itapoá e com a duplicação da BR-280 (que esperamos se resolva em breve), nossos portos se tornam ainda mais competitivos.
Somam-se a esses acessos a futura ferrovia litorânea (Imbituba até São Francisco, que precisa ser estendida à Itapoá) e a ferrovia Leste Oeste, e ainda o possível acesso ao aeroporto de Joinville, que deverá ganhar um terminal industrial aos moldes daquele concebido com sucesso em Belo Horizonte.
Nada disso seria possível se há pouco mais de dois anos a classe empresarial do norte catarinense, com o apoio de lideranças políticas, não tivesse se mobilizado para buscar alternativas à criação de uma reserva de fauna, o que inviabilizaria qualquer investimento num raio de 30 quilômetros da Babitonga.
Nossa Baía, hoje, convive de forma amigável com sua vocação ambiental e também econômica. Claro, cabe na Babitonga ainda a atividade pesqueira artesanal, bem como a instalação de refúgios de fauna, garantindo a preservação de alguma espécie que por ventura possa vir a ser ameaçada.
Com condições privilegiadas para a navegação, a Babitonga é um corredor de acesso formidável ao desenvolvimento. São Francisco do Sul tem atualmente uma das maiores rendas per capita do Estado e Itapoá aparece no Censo como um dos municípios que mais cresceu no país. Ambos devem agradecer à sua natureza privilegiada e ao investimento equilibrado e sustentável que ela vem recebendo.
A apresentação do Porto de São Francisco do Sul e Porto Itapoá foi destaque na reunião
de segunda-feira
REUNIÃO DA ACIJ
A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) convida as empresas associadas e a comunidade para a reunião desta segunda-feira, dia 11 de julho, quando recebe diretores da Universidade Católica de Santa Catarina (PUC/PR) que falarão sobre as propostas da instituição para o nosso estado, com destaque para o projeto do campus cultural que será instalado no centro da cidade, na antiga fábrica da Wetzel.
ESPAÇO EMPRESARIAL
Também nesta segunda-feira, a casa recebe a Fundação de Assistência Social -Fucas, que apresentará, no espaço empresarial, “As vantagens em aderir ao programa Jovem Aprendiz”. A reunião da ACIJ começa às 18h30 e encerra às 20 horas. Logo após, a Fucas oferece um coquetel.
GESTÃO SUL
A “Visão empresarial com relação à região sul da cidade” será tema da reunião do Gestão Compartilhada Sul com a presença do presidente Udo Döhler. O encontro será quinta-feira, dia 14 às 7h30, na sede da Gidion (rua Copacabana, 1308). Mais informações com Gabriela, pelo email gabriela@acij.com.br.
UTIL CARD
Os usuários do cartão UTIL Card já podem efetuar suas compras nas novas empresas credenciadas nos segmentos de Supermercados, Restaurantes, Bares e Similares, Farmácias e Postos de Combustíveis. Mais informações, ligue 3461.3333 com Karina.
COMITIVA PARANAENSE
Uma comitiva composta por 13 municípios paranaenses estará na ACIJ em 15 de julho, às 8h30 para conhecer as instalações da associação e as principais atividades desenvolvidas nos Núcleos Setoriais. Composta por consultores, coordenadores e empresários de diferentes Núcleos Setoriais, a visita tem o objetivo de motivar e reconhecer a importância e efetividade do trabalho dos participantes através da apresentação de cases de sucesso, depoimentos e visitas técnicas.
Visualize a coluna aqui.