A educação de qualidade é indispensável para o país. Uma nação só cresce e se fortalece se tiver pessoas capazes, preparadas, com massa crítica e competência para promover mudanças e avanços. E só a educação de qualidade é capaz de oferecer essa condição aos brasileiros.
Por isso, na ACIJ, elegemos a educação como prioridade e queremos trabalhar para que ela possa se aprimorar, em todos os níveis, e em todas as direções. Queremos estimular fortemente o desenvolvimento do Ensino Superior, especialmente para a área tecnológica.
Nesse sentido, apoiamos a Anhanguera, quando aqui chegou. Apoiamos a Católica, que esteve na ACIJ na última segunda-feira, e lutamos para que o norte catarinense tivesse um campus da Universidade Federal de Santa Catarina, sonho que já virou realidade e,em breve, passaremos do campus provisório para aquele definitivo, beneficiando uma área significativa do estado.
O vice-reitor da Católica de Santa Catarina, Robert Burnett, apresentou na reunião da ACIJ os 13 cursos de graduação que passam a ser ofertados pela instituição a partir de fevereiro de 2012, com vestibular previsto para novembro desse ano.
Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Administração, Teologia e Direito são alguns das opções entre os cursos que abrangem as áreas de tecnologia e humanas, com a expectativa de atender 600 alunos já no primeiro semestre do ano que vem.
Além disso, a Católica prevê investimento de R$ 12 milhões para a construção do campus no prédio da Wetzel, no centro da cidade. A instituição já tem R$ 3 milhões e quer arrecadar o restante por meio da Lei Rouanet, já que a fábrica da Wetzel, onde se instalará o campus, faz parte do patrimônio histórico de Joinville.
Vale ressaltar que Joinville já possui uma estrutura educacional importante e bem estruturada no ensino como um todo, e no superior, em especial. Mas, nossa expectativa é de que a cidade dobrará sua economia em 10 anos e, muito possivelmente, aumentará sua população em torno de 50% até 2025.
Além disso, hoje as carências em diversas especialidades já são latentes. Engenheiros e técnicos são disputados pelas empresas e, por mais que tenhamos uma boa competência instalada, não é do dia para a noite que se dobra essa estrutura.
Diante disso, os novos investimentos, das instituições que chegaram agora, e daquelas já instaladas, como Univille, Sociesc, Udesc e Ielusc, são muito bem vindos.
Vamos continuar abrindo espaço em nossas reuniões e agendas para o debate sobre melhorias na área de educação. Na reunião de 1º de agosto teremos a presença da Udesc, que virá nos apresentar suas potencialidades e projetos futuros.
Em outra ponta, não menos importante, trabalhamos fortemente pelo PIT – Parque de Inovação Tecnológica, cujo processo está na fase de aquisição do terreno. Pesquisa, desenvolvimento e inovação são temas fundamentais para uma região que precisa e deseja manter-se na frente, em desenvolvimento econômico, social e ambiental!
Udo Döhler, presidente da ACIJ, Robert Burnett, vice-reitor da Católica de Santa Catarina, e o reitor Frederico Unterberger , na reunião da ACIJ do dia 11 de julho
ÁGUAS DE JOINVILLE
Nesta segunda-feira, dia 18, a ACIJ recebe o presidente da Companhia Águas de Joinville, Luiz Alberto de Souza, que fala dos principais investimentos da empresa, com foco na universalização do saneamento.
ESPAÇO EMPRESARIAL
No Espaço Empresarial, a Luzville Engenharia, empresa especializada em instalações elétricas, painéis e comércio de materiais apresenta sua trajetória, nova sede e showroom. A reunião da ACIJ começa às 18h30 e encerra às 20 horas. Logo após, a Luzville oferece um coquetel.
CÁLCULO MATEMÁTICO
Na quinta-feira, a ACIJ promove o curso “Cálculos Matemáticos com HP 12C”, das 8h30 às 17h30. No dia 27, 18h30, a ABRH promove, na ACIJ, o “Encontro de Gestão de Pessoas de Joinville”, com o professor Leandro Karnal. Saiba mais pelo fone 3461.3344.
UTIL CARD
Os usuários do cartão UTIL Card já podem efetuar suas compras nas novas empresas credenciadas nos segmentos de Supermercados, Restaurantes, Bares e Similares, Farmácias e Postos de Combustíveis. Mais informações, ligue 3461.3333 com Karina.
CÂMARAS DE ARBITRAGEM
Muitos confitos já foram resolvidos com o auxílio das Câmaras de Arbitragem de
Santa Catarina. Desde 2001, problemas com contratos, cobranças, relações comerciais, aluguéis e outras questões, vem sendo resolvidos de maneira rápida, efciente e econômica, reduzindo a sobrecarga do Judiciário. Em Joinville, a entdade ofcial é a Câmara de Mediação e Arbitragem – CMAJ. Mais informações podem ser obtdas em www.cmaj.org.br.
Visualize a coluna aqui.