A abertura da reunião foi feita pela coordenadora do Gestão Compartilhada Vila Nova, Karla Kalef. Em seguida, Döhler falou sobre as questões locais e regionais, e do crescimento econômico e populacional de Joinville. Segundo ele, a economia do município cresce de 8 a 10% ao ano, dobrando de tamanho em uma década.
Nos próximos 25 anos, segundo Udo, a tendência é de se chegar a 750 mil habitantes. É necessário, portanto, fazer um planejamento a longo prazo. “As pessoas precisam enxergar o que vai acontecer ao final de mais uma década”, enfatiza.
Durante o encontro, o presidente da ACIJ destacou que a cidade precisa crescer com apoio de investimentos dos governos estadual e federal, e que é indispensável planejar com antecedência, viabilizando soluções para o futuro. “Joinville já pode ser vista como uma região metropolitana, não termina nos seus limites”, afirma.
Após a fala do presidente, houve interação entre os participantes, que comentaram sobre educação, mão-de-obra qualificada, planejamento urbano e mobilidade, zoneamento, turismo, infraestrutura e provisão de água e esgoto. Udo Döhler enfatizou a importância do associativismo. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais as gestões compartilhadas”, afirmou.
O encontro com o presidente foi uma iniciativa do Gestão Compartilhada, que tem debatido as questões regionais e a busca de soluções para os problemas das empresas e do seu entorno.
Um pouco sobre o Gestão Compartilhada Vila Nova
Há oito anos surgiu o Gestão Compartilhada Vila Nova, primeiro de Joinville. Com bandeiras como o acompanhamento das obras da rodovia do arroz, incentivo ao turismo com a construção de um pórtico na região do Piraí e início das obras do binário do Vila Nova, o grupo procura envolver as empresas da região através de projetos estruturados que mostram a importância e necessidade das ações conjuntas.
Além das prioridades já citadas, o Gestão cobra segurança, infraestrutura, áreas de lazer, fixação do homem do campo e atividades que envolvam as crianças. Segundo a coordenadora Karla Kalef, o planejamento estratégico visa amenizar os problemas e priorizar as necessidades da região.
As reuniões do Gestão Compartilhada Vila Nova ocorrem quinzenalmente, às quartas-feiras, das 7h30 às 9 horas.