Dentro de um ano, deve entrar em operação a nova fábrica de motores da General Motors, que está sendo instalada na região Sul de Joinvile, às margens da BR-101. O projeto foi anunciado em reunião na ACIJ, logo antes de crise econômica internacional, que até hoje faz estragos na Europa e mesmo nos Estados Unidos.
As condições “climáticas e econômicas” desfavoráveis geraram um atraso na obra de pelo menos dois anos, mas a General Motors tratou de transformar esse limão em uma bela limonada. A montadora fará da fábrica de Joinville um case mundial, diante do conceito em que está sendo desenvolvida, com emprego de altíssima tecnologia, num projeto que se destaca por ser extremamente amigável ao meio ambiente.
O quadro de funcionários da unidade já está em fase de definição e, na última semana, a ACIJ proporcionou dois dias de aproximação entre a General Motors e possíveis fornecedores de suprimentos e empresas prestadoras de serviços. O encontro deve gerar negócios importantes para as empresas locais, que poderão estabelecer uma relação forte e duradoura com a montadora.
Segundo seu vice-presidente, Marcos Munhoz, a General Motors não está em Joinville por uma oportunidade momentânea. A exemplo do que aconteceu em São Caetano do Sul, São José e Gravataí, a empresa vem para estabelecer um relação de longo prazo com o município, suas empresas e comunidade, afirmou Munhoz.
Para a ACIJ, que foi sede, há três anos, da celebração desse contrato, o avanço na implantação da fábrica, com a participação efetiva da força produtiva local, é resultado de uma parceria que se estabelece baseada, principalmente, na transparência e na riqueza de propósitos.
Diretores da General Motors, com presidente da ACIJ Udo Döhler e
e secretário municipal de Desenvolvimento Rodrigo Thomazi, na
última quinta-feira
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) tem a satisfação de convidá-lo para a reunião desta segunda-feira, dia 8, quando recebe a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, que fará uma apresentação de suas atividades, números de atendimentos e falará sobre o novo Centro de Treinamento.
PARCERIA DA SOCIEDADE
O Centro de Treinamento dos Bombeiros está sendo construído pelo Sinduscon junto à unidade de atendimento da Whirlpool. O mais novo parceiro do projeto é a Acomac, que também apoiará na busca dos materiais de construção. A diretoria da Acomac participará da reunião da ACIJ.
ESPAÇO EMPRESARIAL
A ZVA, empresa que atua na área de eventos, apresentará seus serviços no Espaço Empresarial. A reunião da ACIJ inicia às 18h30 e encerra às 20h. Em seguida, a ZVA oferecerá coquetel.
SEMINÁRIO TÉCNICO
O Núcleo de Automação da ACIJ trará seminário técnico gratuito com o tema “Tecnologias National Instruments para aplicações de testes, mediação, controle e monitoração”, nesta quinta-feira, 11 de agosto. O palestrante, André Oliveira, é engenheiro da National Instruments . As inscrições podem ser feitas pelo site www.ni.com/brasil. Mais informações, 3461.3333.
CONGRESSO EM SALVADOR
A ACIJ estará presente no 21º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que ocorrerá de 9 a 11 de agosto, em Salvador. Em 10 de agosto, durante o 9º Encontro Nacional do Empreender, o diretor executivo da ACIJ, Diogo Haron, e a coordenadora dos Núcleos Setoriais e Gestão Compartilhada ACIJ, Marlete Tamasia, apresentam o Prêmio Núcleo Referência. No dia 11,o ex-presidente da ACIJ, Carlos Rodolfo Schneider, falará sobre o tema “Panorama fiscal Brasileiro: proposta de ação”. Mais informações, acesse www.acij.com.br.
Clique aqui e visualize a coluna.