O programa Gestão Compartilhada ACIJ fez visita ao Perini Business Park, maior condomínio multissetorial do Brasil, na última quarta-feira, 17 de agosto. Jonas Tilp, diretor comercial do Perini e coordenador do Gestão Compartilhada Norte, recebeu aproximadamente 40 diretores, empresários e gestores em uma visita técnica que faz parte do programa de Turismo Industrial do condomínio.
Com uma área total de 2,8 milhões de metros quadrados, o Perini abriga 96 empresas, entre nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte. A idealização do condomínio é do italiano Fábio Perini, e em 1997, os galpões começaram a ser construídos com tecnologia italiana para abrigar suas próprias patentes, e também outras empresas.
Durante a visita, os empresários puderam conhecer o sistema de tecnologia e instalações do parque. Na Perville, empresa de engenharia técnica responsável pela construção do parque, o destaque é para o sistema de iluminação solar da área fabril. No tour pelo condomínio, o grupo de visitantes, liderado por Jonas Tilp, conheceu a biblioteca em parceria com o Sesi, importante por oferecer informação aos funcionários do condomínio. O estabelecimento conta com periódicos, livros, jornais, dvds, internet com livre acesso e cursos gratuitos, além do Programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Para Vera Galler, que participou da visita técnica, encontros assim são essenciais para o fortalecimento do Gestão Compartilhada. “É importante conhecer um lugar como o Perini, bonito, organizado, e com facilidades e segurança reforçada”, afirma. As visitas técnicas possibilitam a troca de experiências entre empresários.
Condomínio pode ser comparado a shopping
Além da biblioteca, o parque possui serviços como padarias, restaurantes, farmácias e bancos, sendo comparado a um shopping. A área germânica do parque, uma das maiores concentrações de casas em estilo enxaimel do Brasil, abriga a Casa Suíça, utilizada para eventos internos e externos.
As avenidas internas do condomínio são pavimentadas e arborizadas, e possuem serviço de ônibus circular. Os dados surpreendem: apesar de todos os serviços, a taxa de condomínio do Perini é uma das menores do país, contempla o seguro predial e custo de treinamento da brigada voluntária para prevenção e combate ao incêndio.
O condomínio industrial é responsável por 19% do PIB em Joinville, e 2,65% do estado. Entretanto, apenas 40% do projeto inicial está pronto. Segundo Jonas, o objetivo é ampliar a área construída no próximo ano, hoje com 225 mil metros quadrados. “No futuro, podemos até construir prédios industriais no Perini”, afirma.
E os planos para o futuro não param por aí. Hoje o Perini já possui uma área de preservação ambiental permanente, com distância delimitada dos rios e espécies catalogadas. Mas o objetivo é a implantação do turismo ambiental, e também a captação da água da chuva. Há projetos para a construção de berçário, unidade da polícia militar e bombeiros e salão de beleza. “O objetivo é proporcionar comodidade aos mais de 7 mil funcionários”, enfatiza Jonas.
Na visita, os empresários conheceram o espaço que será ocupado pela Siemens ainda este ano, e as instalações da multinacional Cisa Brasile. Os galpões são construídos e adaptados para atender às necessidades de cada empresa. As áreas e layouts são ajustados através de projetos personalizados desenvolvidos junto a assessoria técnica de engenharia da Perville.
Neste mês, haverá mais uma visita ao Perini Business Park. O encontro está agendado para 31 de agosto. As vagas são limitadas a 40 participantes. Para inscrições e mais informações, escreva para gestaocompartilhada@acij.com.br ou ligue 3461.3333.
Créditos das fotos: André Kopsch