O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a quantidade de impostos pagos.
Segundo o presidente do Núcleo, Jalmei Duarte, 80% da população brasileira não sabe que paga impostos. A carga tributária no país corresponde a cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB).
A meta do núcleo é levar a iniciativa para 41 pontos na cidade. Pelo menos 33 mercados em diferentes regiões deverão participar, mostrando nas gôndolas o quanto de imposto é pago em produtos de grande consumo.
O ponto alto deverá ser o sorteio de um voucher para a compra de um carro no valor de R$ 30 mil. A parte correspondente aos impostos (R$ 9,3 mil) será bancada pelo Núcleo das Concessionárias da ACIJ, que entregou a chave simbólica do carro sem impostos ao Núcleo de Jovens na reunião de segunda-feira.
O Feirão do Imposto é um projeto joinvilense. Nasceu em 2003 e visa mostrar para a população como os impostos elevam os preços de produtos e serviços. Além disso, motiva a população a indignar-se com a situação de cobrança e falta de atendimento em serviços públicos.
A ação também contribuirá com o Movimento Brasil Eficiente, que é o resultado da indignação. O projeto propõe a Reforma Tributária no Brasil e tem entre outras frentes de atuação a coleta de assinaturas de apoio, para um projeto de lei de origem popular.
A ação no sábado pretende ser única em Santa Catarina. O Feirão do Imposto acontecerá simultaneamente em mais de 150 cidades do Brasil. Joinville deverá estar tomada por participantes do Feirão do Imposto espalhados pelos bairros da cidade.
O processo de inscrição será definido nos próximos dias. São grandes as chances de que seja pela internet, por meio do site www.carrosemimposto.com.br.
Confira o teaser do Feirão do Imposto aqui.
Veja as fotos do lançamento do Feirão do Imposto.