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Descrição
Curso: Gestão de Compras no Varejo
Objetivo:
Capacitar os participantes para desenvolver planejamento de compras, estabelecer condições ideais de negociação com seus fornecedores e definir parceiros estratégicos, visando a obtenção de resultados positivos para ambas as partes.
Público Alvo:
O Curso é dirigido a profissionais de compras, gestores comerciais, de suprimentos e logística, atuantes em empresas varejistas, distribuidoras e fabricantes de todos os segmentos de mercado, bem como a estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
Módulo I – Estratégias de Compras e o Supply Chain Varejista
- A Relação entre Varejo e Indústria
Explico como mudou o mercado da compra direta pelos consumidores, antes feita somente pelos varejistas, hoje alguns fabricantes já vendem seus produtos diretamente ao consumidor final via internet e em lojas física, os famosos outlets
- Varejo 4.0 – Era Digital
O mercado consumidor mudou sua forma de compras, hoje através das plataformas digitais é possível verificar todos os detalhes de um produto, onde o cliente pode simular o valor do frete, formas de pagamento, etc…
Falo também das principais tecnologias da era digital 4.0, tais como: CRM, Omnichanel.
- Gestor de compras vs. Comprador – Serão observadas características desejáveis para esse novo profissional rumo ao varejo 4.0
Falarei sobre o desafio dos Gestores de Compras, que passam a conhecer muito mais de cadeia de suprimentos, do que a própria transação de emitir um pedido de compras, referente à reposição de estoques, por ex.
- Compras e o Supply Chain Management (SCM).
Falarei sobre a integração da cadeia de suprimentos no Varejo, ou seja, qual seria a melhor estratégia na gestão dos estoques e armazenagem, bem como o atendimento dos pedidos dos consumidores finais, fazendo sempre na melhor qualidade o atendimento às demandas dos clientes e fornecedores.
- A seleção e definição do mix de produtos
Falarei sobre o mix, sortimento, categoria e linha, ou seja, qual seria a melhor estratégia para manter um atendimento regular aos consumidores finais
- Os 4 p´s do Marketing e sua interação com o Varejo
Estudaremos como o mix de marketing que compõem o mercado: Preço, Praça. Produto e Promoção como poderá ser usado como estratégia de melhoria de atendimento aos consumidores finais.
- Compra do Fabricante vs. Atacadista
Falaremos sobre as vantagens de desvantagens de compras da fábrica ou do atacadista.
- Mark-up e Margem
Estudaremos como aplicar o mark up de preços e margem de lucro sobre a venda das mercadorias.
- Exercícios Práticos
Módulo II – Indicadores de Compras:
- Identificando as métricas essenciais para a área de Compras com base no desenho da estratégia.
- KPI´s Gestão de Compras:
- Saving
- Lead Time de Compra
- Evolução de Preço;
- Prazo Médio de Pagamento;
- Custo dos Suprimentos;
- Produtividade dos Setor de Compras;
- Nível das Entregas dos Fornecedores
- Pedidos de Compras Normais x Urgentes;
- Coverag – Cobertura
- % de Agravamento dos Custos por Efeito de Erros de Planejamento;
- Atraso / Antecipações de Entregas;
- % Erro das Requisições de Materiais e Serviços;
- Cost Avoidance
- Exercícios práticos em excel
Neste módulo veremos os principais indicadores da área de compras, na prática, analisando cada um deles.
Instrutor:
Daniel Gunar Alves do Nascimento
MBA Gestão da Produção e Logística Lato Sensu, Curso Extensão Docência Educação Superior (Magistério Superior), Curso Superior Tecnólogo Logística Empresarial. 20 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras (Supply Chain Management), no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, Liderança de equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nos seguimentos: Transportes, Alimentos e Bebidas, Madeireira, Montadora de Automóveis, Indústria Metalúrgica, Indústria Química, Construção Civil, Indústria de Tratores e Colheitadeiras. Professor, Palestrante e Consultor desde 2.008 das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management. Com mais de 500 palestras ministradas a nível Brasil e mais de 3.000 alunos formados, mais de 40 cursos in company realizados em empresas de diversos seguimentos nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste com a participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações.
Investimento:
- Colaborador(a) de empresas associadas R$ 390,00
- Não associados R$ 510,00
Formas de Pagamento:
- PIX
- Cartão de crédito em até 12x
- Boleto à vista (consulte formas de parcelamento para empresas associadas);
Obs.: Estudantes e PNE podem fazer a inscrição pelo preço de associado.
Vagas Limitadas!!!
Informações:
Whats ou Fone: 47 3461-3344
Em razão de custos assumidos para a realização deste treinamento, informamos:
- Desistência (sem ônus) deverá ser formalizada em até 72h antes da realização do treinamento;
- Desistência anterior à 24h da realização do treinamento:
- Ocorrido pagamento, será devolvido o valor de 80% da inscrição;
- Em caso de não pagamento, será enviado a cobrança da taxa de cancelamento no valor de 20% da inscrição.
- A ACIJ reserva-se o direito de cancelar o evento caso não atinja o número mínimo necessário de participantes para realização. Neste caso, a ACIJ comunicará todos os inscritos (por e-mail e/ou telefone) e a plataforma Sympla fara a devolução integral dos valores pagos pela inscrição.