Uma recente pesquisa da consultoria internacional McKinsey, encomendada pela revista Exame sobre as regiões metropolitanas com o maior potencial de crescimento até 2025, mostra que Joinville está na liderança desse levantamento.
O estudo coincide com o atual momento pelo qual passa a região norte catarinense, tema que tem sido objeto de estudos e propostas por parte da ACIJ que por meio do Conselho da Cidade, sugeriu ao executivo municipal que retomasse o tema região metropolitana de Joinville, a fim de atender uma realidade regional.
O assunto foi um dos temas da reunião entre o presidente Udo Döhler e o Gestão Compartilhada Norte, no dia 29 de setembro, no auditório da Sociesc, no Perini Business Park – coincidentemente, no dia seguinte à entrega do projeto de lei do Ordenamento Territorial ao Prefeito, com as sugestões do Conselho da Cidade.
O presidente da ACIJ ainda discorreu sobre a estruturação do Distrito Industrial Leste (uma proposta do Programa Gestão Compartilhada daquela região) e acerca das questões ligadas à mobilidade urbana e de longo curso, com destaque para a necessidade de solução para o crescente problema de trânsito no distrito industrial norte e na Santos Dumont.
A estadualização das avenidas Dona Francisca, Santos Dumont e Edgard Meister, do Eixo K, sugerida pelo Gestão Compartilhada, é tema que passa a ser examinado pela ACIJ, como forma de fortalecer o sistema viário da nossa região metropolitana.
Ao receber a proposta do Gestão Norte, o presidente da ACIJ ponderou que a arrecadação municipal não suporta os investimentos urgentes em infraestrutura, que precisam ser realizados com recursos estaduais e federais, principalmente.
Regularmente, a entidade reúne-se com os Núcleos Setoriais e com o Gestão Compartilhada (Norte, Sul, Leste e Vila Nova) para debater e definir as prioridades e estratégias de atuação, sejam elas setoriais ou regionais, e que estejam alinhadas com as diretrizes maiores da entidade.