Se a economia dobra de tamanho e a população cresce 50%, é possível imaginar que o PIB per capita nesse período deve ser bem mais favorável, colocando a cidade num novo patamar de consumo, com índices de desenvolvimento humano e de qualidade de vida bem acima da média nacional – hoje, nossos índices já estão entre os melhores, mas há um bom espaço ainda para evoluir.
A ACIJ tem trabalhado com essa perspectiva econômica e social em suas propostas, reivindicações e durante os debates sobre o futuro da cidade e da região norte catarinense, em todos os fóruns onde participa.
Quando, em 2008, buscamos junto ao governo a construção de uma nova subestação de energia elétrica, levamos em conta o gargalo que se avizinhava, mas também a projeção de crescimento que tínhamos em estudo – hoje, temos fornecimento de energia garantida para os próximos 30 anos.
Para a surpresa de alguns, a revista Exame da semana passada trouxe estudo da consultoria McKinsey que aponta a região norte do Estado de Santa Catarina como aquela de maior potencial de crescimento em todo o país e que poderá crescer duas vezes o índice previsto para o eixo Rio-São Paulo.
Segundo a reportagem, a região brasileira com mais de 500 mil habitantes que mais vai crescer até 2025 é a “Grande Joinville”. A revista destaca que todo esse crescimento econômico tem mexido com a estrutura educacional e atraído novas escolas e universidades para região, o que é verdade.
Mas a Exame não dá ênfase ao que nos fez chegar até aqui nesta condição privilegiada: a educação está na base da história recente de Joinville. Instituições como a Escola Técnica Tupy, fundada há mais de 50 anos, garantiram o desenvolvimento do que é mais importante em qualquer processo construtivo, que é o ser humano preparado.
Joinville, além da excelente posição geográfica, com uma das estruturas logísticas mais interessantes do país (dois portos, aeroporto e duas rodovias federais – uma duplicada e outra em fase de duplicação), tem um verdadeiro celeiro de empreendedores, que fizeram e fazem a diferença, na hora de criar e fazer prosperar os negócios.
Ao homenagear as empresas aniversariantes, na semana passada, pudemos constatar mais uma vez que nosso arrojo, visão de futuro e competência para os negócios fazem do norte catarinense efetivamente um lugar diferente, abençoado, onde se faz acontecer!
Christian Dihlmann, diretor de Relacionamento com o Associado, apresentou as empresas participantes da Rede de Vantagens, na reunião da última segunda-feira.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
A Associação Empresarial de Joinville convida para a reunião desta segunda-feira, dia 10 de outubro, quando recebe o Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen. Ele apresentará o programa SC@2022, com o qual Santa Catarina deseja ser elevado ao grau de Estado Máximo da Inovação. Segundo o Governo, são projetos, programas e ações que irão contribuir com a construção de uma nova economia catarinense. A reunião da ACIJ começa às 18h30 e encerra às 20 horas. Logo depois, será oferecido um coquetel.
SESSÃO DE NEGÓCIOS
O Conselho dos Núcleos promove mais uma oportunidade de geração de negócios para você. A Sessão de Negócios acontecerá em 24 de novembro. Mais informações podem ser obtidas com Keide pelo e-mail nucleos@acij.com.br e telefone 3461.3334. Programe-se desde já!
FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO
Em comemoração ao Dia do Médico, em 18 de outubro, o Núcleo de Farmácias de Manipulação traz a palestra “Modulação Hormonal com Hormônios Bioidênticos – Climatério e Declínio Androgênico”. O encontro inicia às 19h30 na sala Wetzel da ACIJ e será seguido de coquetel. A entrada é gratuita.
SEMINÁRIO CONTÁBIL
Acontece em 13 de outubro a primeira edição do Seminário Catarinense do Mercado Contábil, promovido pelo Núcleo de Empresas Contábeis. Com debate e palestra sobre associativismo, o encontro inicia às 14 horas, no Salão Nobre Schulz da ACIJ. Mais informações com 3461.3333 ou cristiano@acij.com.br.
CONSULTORIA GRATUITA
Em 4 de novembro, o consultor do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE) estará à disposição dos associados da ACIJ, para orientação técnica sobre linhas de crédito e financiamento. Para reservar seu horário, ligue 3461-3354.
O Núcleo Jurídico promoveu a 3ª edição do Seminário Jurídico, na última quinta-feira, 6 de outubro. Um dos palestrantes foi Rodrigo Bertozzi, que discutiu sobre o tema “Como uma pequena e média banca podem construir uma marca de sucesso”. Aproximadamente 100 pessoas prestigiaram o evento.
Veja a coluna aqui.