O Conselho das Entidades Empresariais de Joinville (integrado por ACIJ, ACOMAC, AJORPEME e CDL) se reuniu na última segunda-feira, dia 19 de agosto, na sede da AJORPEME. Na ocasião, a presidente da entidade anfitriã, Patricia Furlan Hille, trouxe a informação de que cerca de 1.000 vidas foram salvas nas duas áreas de escape da BR-376, na Serra de Curitiba.
Tendo em vista esse número, o Conselho discutiu sobre a importância de se ter essas áreas de escape na Serra Dona Francisca para evitar mortes e acidentes.
Os dados da concessionária Arteris Litoral Sul informam que na área de escape localizada no Km 667,3, em Guaratuba (PR), foram salvas 498 vidas, com a área sendo utilizada 228 vezes. Já a segunda área de escape, situada no Km 671,7, salvou 496 vidas e foi utilizada 334 vezes.
Conforme dados da Polícia Militar Rodoviária, 150 acidentes com 10 mortes aconteceram na Serra Dona Francisca apenas em 2023. O recente acidente em que duas pessoas morreram esmagadas por um caminhão, bem como o acidente ambiental ocorrido neste ano, reacendem a preocupação sobre medidas de segurança necessárias para essa rodovia tão importante para a região norte do Estado.
Apesar da importância desta medida, no início deste mês a licitação para construção de áreas de escape foi considerada deserta, sem nenhuma empresa interessada para a realização da obra, situação que preocupa o Conselho das Entidades, os moradores da região e os motoristas que trafegam na Serra Dona Francisca.