A filiação do SINDILOJAS, presidido pelo empresário Carlos Grendene, e merecidas homenagens marcaram a celebração dos 50 anos do CONSEP (Conselho das Entidades Patronais), realizada em reunião-almoço na última terça-feira, dia 22 de setembro.
Os presidentes do CONSEP, Maycon Machado, e da ACIJ, Guilherme Bertani, entregaram as placas em homenagem ao SIMPESC (um dos sindicatos fundadores da entidade), para Marli Rosita Wenck (uma das primeiras colaboradoras da entidade), para o assessor jurídico Vicente Cecato (40 anos de serviços prestados) e para o assessor jurídico Alfredo Alexandre de Miranda Coutinho (50 anos de serviços prestados).
O CONSEP foi criado em outubro de 1974 com o nome de Departamento de Assistência aos Sindicatos, com objetivo de dar maior coesão e unidade ao setor patronal e facilitar o trabalho diante da complexidade de ações a que estão sujeitos. A unificação facilitou a operação da estrutura administrativa, minimizando os custos e ampliando os resultados.
Atualmente o CONSEP é composto por 20 Sindicatos Empresariais, que se reúnem mensalmente para discutir temas afetos a relações de trabalho, capital humano e qualificação profissional.
Importante destacar um registro histórico: nesses 50 anos a condução das negociações coletivas de parte dos sindicatos patronais está a cargo do Dr. Alfredo Alexandre de Miranda Coutinho. Inicialmente, ele contava com o apoio do então assessor jurídico da ACIJ, Dr. Evi Varela (falecido em setembro de 2019). Posteriormente, também passou a integrar o corpo jurídico o Dr. Vicente Cecato, que está no CONSEP há pouco mais de 40 anos.
A coordenação do CONSEP é realizada pela assessora jurídica da ACIJ, Dra. Juliana Silva, que conta com o apoio operacional da analista sindical Ana Cláudia dos Santos Turmina e da assistente financeira Edineuza Martins de Goes.
Atualmente o CONSEP é presidido pelo diretor do SINDHOSP, Maycon Truppel Machado, e tem como vice-presidente o executivo Fernando Oliveira, presidente do SIMPESC.