BB
Agência 0828-1, Conta corrente n° 57.398-1
(47) 98879-5220
anderson@ocoteafilmes.com.br
(47) 98879-5220
anderson@ocoteafilmes.com.br
Produzir um documentário audiovisual em homenagem à preservação do nosso patrimônio Histórico de Joinville, através de um dos maiores nomes de nossa história, o memorialista Adolfo Bernardo Schneider, que dedicou sua vida a preservação da história de Joinville, desde a Colônia Dona Francisca e da região Nordeste de Santa Catarina por meio da fundação e estruturação dos mais importantes espaços de memória e cultura da cidade, como o Museu Nacional da Imigração e Colonização de Joinville, o Arquivo Histórico de Joinville, o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville e a Academia Joinvilense de Letras.
Motivação
Em um mundo em rápida transformação, onde o presente muitas vezes ofusca as lições do passado, a preservação do nosso patrimônio material e imaterial torna-se um farol que guia a sociedade através das gerações. O projeto cinematográfico sobre a vida e obra de Adolfo Bernardo Schneider nasce da urgência em destacar a importância da memória cultural e histórica de Joinville, uma cidade que, graças a esforços visionários, conseguiu salvaguardar um legado inestimável para o futuro.
A ideia deste documentário surgiu da observação do impacto duradouro das instituições fundadas e estruturadas por Adolfo Schneider em Joinville e da constatação de que sua história e contribuições ainda são pouco conhecidas pelo grande público. A motivação para realizar este projeto vem da necessidade de reconhecer e valorizar o trabalho de indivíduos que dedicaram suas vidas à preservação da nossa história e cultura.
Justificativa
Adolfo Bernardo Schneider foi fundamental na preservação da identidade cultural de Joinville, criando espaços de memória essenciais para a história local. Este documentário visa destacar seu legado e inspirar futuras gerações a valorizar esse trabalho de preservação. Em um contexto de globalização, Schneider surge como um símbolo de resistência, lembrando a importância de preservar nossas raízes. A produção propõe não apenas uma homenagem, mas um instrumento de educação e inspiração, incentivando ações que assegurem a continuidade do patrimônio.