Joinville se prepara para a décima edição da Expogestão. O evento completa 10 anos e já é referência no Brasil em unir o pensamento à prática empresarial apresentando tendências e experiências de sucesso. No lançamento da Feira, a comissão organizadora recebeu os convidados para um almoço no Hotel Mercure para apresentar as novidades e a programação completa.
Na edição deste ano, os Núcleos Setoriais participarão dos Workshops programados para o evento. No total serão três os Núcleos que farão a utilização do espaço de apresentação. A ACIJ, em parceria com a Facisc, terá um stand durante todos os dias da Expogestão. Nele será possível fazer encontros de negócios, conhecer os Núcleos e os trabalhos da entidade e, até mesmo, associar-se a ACIJ.
Uma das atrações da Expogestão será o diretor de marketing para mercados emergentes da Nike USA, Arturo Nunez, que estará pela primeira vez em uma palestra no Brasil. Outro nome confirmado é Vicente Assis, Country Manager da McKinsey no Brasil e líder de prática de Operações da América Latina, que vai integrar um dos painéis empresariais do evento.
A Expogestão 2012 será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, no Centreventos Cau Hansen. Confira abaixo a programação completa do Congresso
13 DE JUNHO
18h – WELLINGTON NOGUEIRA, fundador do Doutores da Alegria, ator e empreendedor social.
Ator formado pela Academia Americana de Teatro Dramático e Musical de Nova York, trabalhou em algumas das melhores companhias de teatro, cinema e circo dos Estados Unidos e encontrou sua vocação quando integrou a Big Apple Circus Clown Care Unit. De volta ao Brasil, fundou o Doutores da Alegria, entidade da qual é coordenador geral. Ao longo de 21 anos, o Doutores se tornou referência para iniciativas voltadas a trazer alegria para crianças hospitalizadas e já realizou mais de 800 mil visitas, além de ter articulado redes de palhaços. Onde reside a alegria? E como ela impacta o viver a vida? Wellington irá explorar como ressignificar a relação do ser humano com o trabalho, partindo do alinhamento com seu propósito de vida.
Tema: Comportamento
Palestra: Trabalho e propósito de vida – do bem-estar ao sucesso profissional
14 DE JUNHO
8h30 – ROMERO RODRIGUES, fundador e presidente da Buscapé Company
Em 1998, Romero co-fundou o Buscapé. Segundo site de comparação de preços lançado no mundo, o Buscapé é líder na América Latina, com 15 milhões de visitantes únicos por mês, 11 milhões de produtos e 53 mil fornecedores. Com 910 colaboradores, atua em 20 países da região e, além de possibilitar a comparação de produtos e preços, oferece serviços de compras coletivas, plataformas de pagamentos, inteligência de mercado, redes de afiliados e publicidade, classificados grátis e ferramentas de marketing comportamental. O Buscapé Company realizou 11 aquisições e recebeu quatro rodadas de investimentos externos, tendo entre seus sócios Itaú Unibanco, Merrill Lynch BofA e Great Hill Partners.
Tema: Comportamento, Inovação e Negócios
Palestra: Novos mercados, comportamentos e maneiras de fazer negócios
10h30 – CARLOS FADIGAS, presidente da Braskem
Eleito presidente da Braskem em 2010, Carlos Fadigas foi diretor-presidente da Braskem America, responsável por Finanças e Relações com Investidores da Braskem e CFO na Construtora Norberto Odebrecht. Criada em 2002, a Braskem era uma empresa regional até 2010, quando adquiriu a Sunoco Chemicals, criando a Braskem Americas. Em 2011 comprou quatro unidades da Dow, o que a alçou a maior fabricante de polipropileno em território americano e a quinta maior petroquímica do mundo. Dentre os projetos, estão duas novas unidades de produção de plástico verde e aportes no Complexo Petroquímico do Rio. Respaldando esse crescimento vertiginoso está a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Formulada por Norberto Odebrecht, há mais de 60 anos, tem por base fundamentos éticos, morais e conceituais e por centrada a educação e o trabalho. Carlos Fadigas é Administrador de Empresas pela UNIFACS e tem MBA do Institute for Management Development – IMD, na Suíça.
Tema: Gestão de Pessoas
Palestra: Cultura e filosofia corporativa gerando resultados
14h – IVO PINTAGUY, médico, referência em cirurgia plástica no mundo.
Iniciou sua formação cirúrgica no Brasil, mas foi no exterior que desenvolveu técnicas inovadoras e metodologias que despertam a atenção de todo o mundo. Para ele, a cirurgia plástica deve promover a paz interior e a harmonia com o universo. Criou o Serviço de Queimados do Hospital do Pronto Socorro e o primeiro serviço de Cirurgia de Mão e de Cirurgia Plástica Reparadora da Santa Casa. É orientador do curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica e criador do Instituto Ivo Pitanguy, entidade sem fins lucrativos fundada em 1970, que também atua junto à população de baixa renda. Criou a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão e a American Trauma Society. É patrono da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do Conselho Editorial das principais publicações da área e da Academia Brasileira de Letras.
Tema: Excelência
Palestra: Vida e carreira, as duas faces da excelência
16h – PAINEL: Os segredos das empresas de sucesso, com José Batista Junior (fundador e Membro do Conselho do Grupo JBS) e Marcos Samaha (presidente e CEO do Walmart).
A JBS, maior empresa de processamento de proteína animal do mundo, está presente em todos os continentes, tem 120 mil colaboradores e marcas como Vigor, Bertin, Swift, Leco, Friboi, Faixa Azul. Tudo começou em 1953, quando três irmãos abriram a Casa de Carne Mineira. Rebatizada de Friboi na década de 1960, na de 1970 a empresa atingiu taxa de crescimento de 10 mil por cento. Foi nessa época que José Batista Júnior ingressou na empresa, aos 14 anos. E fez de tudo. Sempre determinado a encontrar nas decisões mais simples os melhores resultados, revolucionou a dinâmica do mercado. Com apenas 20 anos, já no comando da empresa, escreveu suas metas. Em 2005, liderou o processo de internacionalização da companhia, criando o segundo maior grupo privado do país: a JBS. Para desvendar alguns dos segredos que pautaram os 25 anos em que presidiu a companhia, a Expogestão trará José Batista Júnior, hoje membro do Conselho da empresa e responsável por essa trajetória de sucesso, em uma dobradinha com outro grande caso de êxito corporativo: nada menos que o Walmart, gigante do setor de varejo, apresentado no testemunho de seu Presidente e CEO, Marcos Samaha.
15 DE JUNHO
8h – JONAH LEHRER, neurocientista, editor e autor
Como nos inspiramos para ter ideias inovadoras? Onde buscar inspiração? É para responder a essas e outras perguntas que a Expogestão traz ao Brasil Jonah Lehrer. Capaz de traduzir temas complexos e técnicos da neurociência em explicações claras sobre o comportamento humano, Lehrer é considerado pelo The New York Times como “um prodígio na decodificação dos desafios da mente, com confiança e elegância”. É autor de três best-sellers (Proust Was a Neuroscientist (2007)”, How We Decide (2010) e “Imagine: How Creativity Works”). O último deles, Imagine: How Creativity Works (Imagine: Como a Criatividade Funciona) foi lançado em março, nos Estados Unidos e já é um dos mais celebrados títulos deste ano. Aplaudido por vários dos autores mais referenciais do mundo, como Dan Ariely, para quem Lehrer “nos torna muito mais sábios”; Malcolm Gladwell não é menos efusivo, ao declarar que “o novo livro de Jonah Lehrer confirma o que seus fãs sempre souberam – que ele sabe mais sobre ciência que muitos cientistas e mais sobre escrita do que muitos escritores”. Formado em neurosciência pela Universidade Columbia, com mestrado em literatura e filosofia do século XX em Oxford, escreveu para revistas de ciências e comportamento e para jornais como The Washington Post e The Wall Street Journal.
Tema: Criatividade
Palestra: Como decidimos e como criamos
10h – PAINEL: As boas práticas de gestão e governança, com Sidney Ito (sócio-líder em Governança Participativa e Gestão de Riscos da KPMG Brasil e América do Sul), Guilherme Weege (presidente do Grupo Malwee) e Alberto Emmanuel Whitaker (Conselheiro empresarial e especialista em Governança Corporativa
SIDNEY ITO
Com 28 anos de atuação em projetos de governança corporativa, Sidney é formado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, possui experiência em sucessão familiar, implantação ou alteração em conselhos de administração, conselhos fiscais, comitês de auditoria; processo de avaliação do conselho de administração e comitê de auditoria; comunicação entre o conselho e o CEO; gestão e aspectos de ética e conduta. Além de ser responsável por diversos projetos da KPMG no Brasil, na América Latina e no mundo, Ito é diretor-executivo e palestrante do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Palestrante convidado também do MBA de Governança Corporativa da FIPECAFI-USP, do CRA-SP, da IIA-AUDIBRA, do IBMEC e da IBRACON. É ainda membro de diversas organizações dedicadas à prospecção e ao desenvolvimento das práticas de governança corporativa no Brasil
GUILHERME WEEGE
Formado em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), seguiu cursos de formação complementar em algumas das melhores escolas de negócios do mundo, como INSEAD, Wharton, University of Califórnia e Harvard, onde também participou de um curso específico sobre governança corporativa. Agraciado por quatro vezes com o Prêmio Fórum de Líderes Empresariais, entre 2008 e 2011, foi analista de Equity Research do Grupo Santander. É Diretor Presidente da Malwee, uma das maiores e mais representativas empresas do setor têxtil do Brasil. É Conselheiro de diversas instituições e empresas, como a Fundação Educar para Crescer (capitaneada pelo Grupo Abril), a Malwee (onde lidera o processo de governança corporativa, iniciado em 2005) e é Presidente do Conselho da Dobrevê Energia. Guilherme acumula experiências práticas na condução e liderança de empresas e sua participação no painel trará o ponto de vista de um executivo, líder no processo da governança
ALBERTO WHITAKER
Um dos mais experientes e renomados conselheiros empresariais do país. Diplomado em Direito e em Administração, seguiu cursos de extensão focados em governança corporativa, no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); na Universidade de Chicago; no International Institute for Management Development (IMD); na National Association of Corporate Directors; e no Global Corporate Governance Forum (IFC). Por quase 30 anos foi diretor-executivo de instituições financeiras de destaque e por outros 15 atuou como diretor-geral das subsidiárias brasileiras do grupo belga SCR SIBELCO, transferindo-se posteriormente para a Presidência do Conselho. Em 2006 passou a integrar a Diretoria do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Conselho da Fundação Bienal de São Paulo. Em 2008 foi eleito para o Conselho de Administração do IBGC; o Conselho Fiscal/Comitê de Auditoria da TIM Participações; e o Conselho de Administração do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP). Já em 2009 foi indicado para o Conselho Fiscal de Lojas Marisa e, em 2010, para o Conselho Fiscal da Fundição Tupy e o Conselho Consultivo da COPPEAD.
DAVID COHEN (Mediação), editor-chefe da revista Época Negócios
Cohen iniciou sua carreira no jornalismo na TV Manchete, como redator e editor de notícias internacionais. Trabalhou nos jornais O Dia, Folha de São Paulo e Jornal da Tarde e nas revistas Exame, Playboy e Época, até se tornar diretor da Época Negócios, em 2011. David acumula um repertório admirável de matérias, fontes e conhecimentos relacionados ao ambiente corporativo que serão de grande contribuição para o painel As Boas Práticas de Gestão e Governança da Expogestão 2012.
14h – VICENTE ASSIS, country manager da McKinsey no Brasil e líder de Prática de Operações da América Latina
Empresa líder em consultoria estratégica, a McKinsey se atualiza constantemente por meio de estudos de tendências e cenários que subsidiem seus clientes. Para respaldar as análises e decisões, a empresa criou em 1990 o Instituto Global McKinsey (McKinsey Global Institute – MGI), seu braço de pesquisas econômicas e de negócios. A missão do MGI é fornecer fatos e inspirações, combinando as ferramentas analíticas da economia e os insights dos líderes de negócios. Os relatórios produzidos são integralmente financiados pelos sócios da McKinsey e já cobriram mais de 20 países e 30 indústrias, revelando diferentes facetas de um mundo para o qual nossas empresas têm de se preparar continuamente. Para ajudar a desvendar os cenários e tendências do Brasil e do mundo, a Expogestão traz o executivo da McKinsey há 15 anos e hoje diretor. Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem um MBA pela Wharton School.
Tema: Cenários e Tendências
16h – ARTURO NUNEZ, diretor de Marketing para mercados emergentes da Nike USA.
Estrela dos festivais de propaganda, a Nike tem um enorme desafio: manter uma trilha de sucesso e alargá-la no futuro. À frente dessa empreitada, Arturo Nuñez é diretor de marketing para a região que tem sido considerada a tábua de salvação da economia global: os mercados emergentes. Nuñez sabe que ao definir o futuro do branding da Nike estará influenciando o branding de marcas em todo o mundo. Para isso, vale-se de dois trunfos. O primeiro é sua experiência em empresas como NBA, Diageo (leia-se Louis Vuitton, Moët Hennessy), Colgate e Pepsi. O segundo é sua história de vida. Filho de venezuelano e cubana, fluente em três línguas, Nuñez nasceu no Harlem*, estudou na Flórida, trabalhou em vários países e nas horas livres é DJ e radialista. Essa bagagem será fundamental para que a Nike aproveite as oportunidades no Brasil abertas pela Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Patrocinadora da seleção brasileira há uma década, o país é crucial na estratégia global da empresa. Como fará isso é o que veremos sob medida para a Expogestão 2012.
Tema: Gestão de Marcas
Palestra: O Futuro do Branding