SEGURANÇA É RESPONSABILIDADE DE TODOS
A Constituição Brasileira, lei soberana no país, determina em seu artigo 144 que segurança pública é direto e dever de todos. Diante dessa premissa, combinada com a eficiência e economicidade do serviço voluntário de bombeiros, é razoável afirmar que as atividades dos bombeiros voluntários no Estado de Santa Catarina estão amplamente amparadas pela lei e pelo bom senso.
Bom senso, aliás, que parece faltar aqueles que insistem em ocupar o espaço onde já atuam os voluntários, sendo que pelo menos 177 municípios catarinenses não dispõem de qualquer serviço de bombeiro, seja ele comunitário, voluntário ou militar.
Mesmo diante dessa insensatez, tramita uma Proposta de Emenda Constitucional na Assembleia Legislativa que regulamenta suas funções de defesa civil, socorro à população e vistorias de edificações, mantendo as portas abertas para todas as instituições bombeiris nos municípios.
Segundo a PEC, como cabe ao município à vistoria de edificações, também cabe a ele a escolha de quem fará o serviço – sem dar preferência ao tipo de instituição que o realizará – afinal de contas, o que importante é a qualidade do serviço, aliada a um preço justo, que não sobrecarregue ainda mais o empreendimento.
Somente o corporativismo e a falta de clareza sobre o papel destas instituições podem explicar a falta de interesse da Assembleia Legislativa em votar a matéria, cujo texto teve apoio expresso na assinatura de toda a mesa diretora, além de vários outros deputados, mas que esbarra na relatoria – que coincidentemente ficou sob responsabilidade de um deputado militar.
A não regulamentação da atividade intensifica a disputa entre bombeiros militares e voluntários pelo serviço em diversos municípios catarinenses hoje já atendidos, e mantém metade do Estado absolutamente desamparado.
Ao governo, como instituição maior do Estado, cabe a tarefa de prover os serviços nas regiões desassistidas. Ao voluntariado, fica a missão de continuar contribuindo de forma tão eficaz e útil com a proteção das regiões onde já está instalado e com o apoio aos demais municípios, o que já vem fazendo a 130 anos, com eficiência e solidariedade invejáveis e resultados inquestionáveis.
EXPOGESTÃO 2012
A Associação Empresarial de Joinville recebe nesta segunda-feira, dia 2 de abril, o editor-chefe da Revista Época Negócios, David Cohen. Ele fará a palestra de lançamento da Expogestão 2012, sobre “A tênue relação entre inovação e imitação”. No mesmo encontro, a ACIJ homenageia as empresas aniversariantes (múltiplos de 10 anos).
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ainda na reunião desta segunda-feira, o Núcleo de Escolas de Educação Profissional ocupa o Espaço Empresarial para falar sobre a sua interação com o mercado de trabalho. Não esqueça: a reunião da ACIJ começa às 18h30 e encerra às 20 horas. Logo após, o Núcleo oferece um coquetel.
GESTORES DE SAÚDE
O Núcleo de Gestores de Saúde promove a palestra “Atendimento de Alto Impacto”, nesta quarta-feira, dia 4/4, às 19 horas na sede da ACIJ. Segundo o presidente do Núcleo, Ewandro Berretta, o objetivo da palestra é capacitar os gestores e seus colaboradores para o de qualidade. A palestra é gratuita, mas a presença deve ser confirmada pelo telefone 3461 3334 ou pelo e-mail yara@acij.com.br.
Leia a coluna na íntegra aqui