O SINDIFISCO NACIONAL – Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, entidade representativa da categoria, tem buscado há mais de dois anos uma interlocução junto ao governo federal, no sentido de melhoria das condições de trabalho, valorização do cargo e reposição do poder de compra dos trabalhadores.
O último reajuste salarial foi negociado em 2008. Desde então, as perdas atingem 30 por cento da remuneração. Nesse período, os Auditores têm desenvolvido um trabalho de excelência, quer seja possibilitando aumentos sucessivos na arrecadação federal, quer seja protegendo a economia nacional dos crimes relacionados ao comércio exterior. Além disso, a classe tem procurado incrementar a fiscalização e o combate à lavagem de dinheiro, ao contrabando e descaminho e aos crimes contra a ordem tributária em geral.
Os Auditores-Fiscais não querem paralisar suas atividades. Todavia, enquanto os trabalhadores da iniciativa privada têm obtido recuperação anual de seu poder aquisitivo, temos ficado à mercê de uma boa vontade governamental que, evidentemente, não parece existir.
No dia 9 de maio, haverá um dia nacional de protesto e advertência, em conjunto com outras categorias do serviço público federal. Nosso prazo para a valorização da categoria é o final de maio. Se até lá o governo federal não propuser a devida e justa valorização do cargo, a categoria decidirá o rumo da mobilização em assembléia nacional, podendo deliberar por uma paralisação por tempo indeterminado.
SINDIFISCO NACIONAL
Delegacia Sindical de Itajaí