O Núcleo de Usinagem e Ferramentaria foi reconhecido como o Núcleo Referência Ouro. Já o Núcleo de Empresas Contábeis levou Prata. O bronze ficou com o Núcleo de Escolas de Educação Profissional. A premiação aconteceu durante o jantar de posse da Diretoria, Conselhos e presidentes de Núcleos da ACIJ, na segunda, dia 18 de junho, na Sociedade Harmonia Lyra.
A comissão julgadora é composta por diretores da ACIJ e executivos do Programa Empreender estadual e nacional. Os núcleos premiados foram avaliados por comissão julgadora composto pelos diretores Mario Cezar de Aguiar e Maria Regina Loyola Rodrigues Alves, pelos coordenadores do projeto empreender pela Facisc, Clóvis Consoli e Osmar Vicentim, e pelo coordenador do projeto pela CACB, Carlos Rezende.
Com o objetivo de incentivar a aplicação das melhores práticas e processos em núcleos setoriais, a 3ª edição do Prêmio recebeu 13 inscrições. Foram pontuadas ações que ajudaram no desenvolvimento do Núcleo considerando resultados apurados para o setor, para as empresas, para o participante e ou empresário que propiciaram melhoria no desempenho e competitividade. As ações que ajudaram no desenvolvimento da comunidade, específicas ou reflexo de outra ação também forma pontuadas além das ações que ajudaram no desenvolvimento da ACIJ como prospecção de novos associados, visibilidade da Entidade, melhorias nos processos, etc.
Dos 100 pontos possíveis, o Núcleo de Usinagem recebeu 93,8 pontos, com destaque para suas ações em benefício das empresas associadas e ao setor metal mecanico. O Núcleo de Empresas Contábeis ficou logo abaixo, com 92,8 pontos, numa avaliação bastante equilibrada, onde se destaca levemente a atuação na comunidade. Os dois Núcleos participam do programa Empreender Competitivo e contam com recursos específicos para execução dos seus projetos. O Núcleo de Escolas de Educação Profissional vem logo depois, com 91,6 pontos, evidenciando o equilíbrio do trabalho nos quatro quesitos avaliados.
Os três primeiros classificados foram premiados. Além dos troféus, os Núcleos ganharam um selo de reconhecimento e destaque na mídia da associação e seus consultores também foram premiados.
A iniciativa visa reconhecer os núcleos setoriais que se destacaram nas suas ações e que obtiveram efetivos resultados para os empresários e suas empresas, para o seu segmento e para a sociedade.
A próxima edição do Prêmio já está programada e a iniciativa foi reconhecida pela Facisc, que vai estadualizar o Prêmio.