Com um público superior a 300 pessoas, o economista Chefe do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa, falou do momento da economia brasileira e mundial e destacou a força da classe C, que dobrou de tamanho desde 2003, como um dos principais fatores de impulso do mercado interno, que segue crescendo especialmente na área de comércio. Segundo ele, no último ano, a indústria apresentou crescimento inferior a 2%, salvo exceções, mas a área de comércio vem crescendo a uma média de 6 a 8% nos últimos anos.
Para Barbosa, a taxa de desemprego em apenas 5,2%, o crescimento real dos salários e da massa salarial, e ainda a redução das taxas de juros e o maior acesso ao crédito contribuem para o país não sofra tão fortemente os impactos da crise, especialmente europeia. O economista acha difícil o país crescer mais de 2% neste ano e estima uma inflação para 2013 próxima a 6%, devido as medidas baseadas no consumo, que o Brasil vem adotando.
“A maioria dos nosso problemas vem de fora. No Brasil, falta investir em educação de qualidade e reduzir a carga tributária, para ampliar o investimento. Hoje, o Brasil investe 19% do PIB, sendo que o investimento privado é de 17%, contra apenas 2% do investimento público”, afirmou.
O Sicredi Brasil conta com 113 cooperativas em 11 estados. Consolidado, seria o 16º banco do país, com ativos totais de 27,3 bilhões de reais. Em Joinville, conta com 12 mil associados, 90 empregados e recursos totais na ordem de R$ 68 milhões.
Alexandre Englert Barbosa
Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Economia na área de Economia Internacional e Doutor em Economia Aplicada também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Agrega experiências anteriores de consultor econômico em entidades empresariais gaúchas, como a Federação do Comércio e Serviços (FEDERASUL) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), de Conselheiro do Conselho Regional de Economia do RS, de professor da Faculdade de Integração de Ensino Superior do RS e de professor convidado do MBA em Finanças da Unisinos/RS. Em 2004, foi convidado pelas embaixadas dos EUA e do Japão para visitar as principais instituições de ambos os países. Atualmente, é o Economista-Chefe do Banco Cooperativo SICREDI S/A.