Campanha de conscientização e vacinação.
A cada ano, 500 mil mulheres no mundo têm câncer do colo do útero e 250 mil morrem. Esta é a segunda forma de câncer de maior óbito entre mulheres no mundo, sendo o HPV (Papiloma vírus humano) o responsável por 100% dos casos. São números que chegam até nós através de estudos estatísticos e se analisarmos muitos casos estão em nosso
redor e não percebemos.
Existe em nosso meio uma média de 200 tipos desse vírus – HPV, a facilidade do contágio é imensa e as suas complicações também. Os HPVs tipos 6 e 11 são responsáveis por 90% das verrugas genitais (condilomas). Esses dois tipos são freqüentes em homens e mulheres.
Os HPVs tipos 16,18,31,45 são responsáveis por pelo menos 80% dos casos de Câncer de Colo de Útero no mundo, além de câncer de pênis, ânus, boca.
Diante da facilidade de contagio (pele x pele, pele x mucosa, sexo oral, preliminares, materiais contaminados, entre outras formas) temos um conjunto de prevenções. Em destaque a vacina contra o HPV.
A vacina tem indicações para todos a partir dos nove anos de
idade e comprovação de eficácia para diversas idades, inclusive para pessoas
que já possuem vida sexual ativa. Alertando que a proteção máxima oferecida
pela vacina é alcançada quando a vacina é aplicada na adolescência, antes de
qualquer contato sexual.
Em bula a idade está liberada até 26 anos, mas estudos já comprovam eficácia em mulheres e homens até 55 anos. Sendo assim para homens e mulheres que tem idade superior a 26 anos basta solicitar a receita ao seu médico e se vacinar.
A vacina faz parte de um conjunto de prevenções, mais é importante manter a higiene, os exames preventivos em dia, fazer uso do preservativo sempre e se conhecer bem.
Adriana Simone Coutinho,
Integrante do Núcleo de Gestores da Saúde