Entidade empresarial quer contribuir para profissionalizar a gestão do Terceiro Setor em Joinville
Depois de coordenar campanha para auxílio ao Hospital Municipal São José, a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) dá mais um passo em sua atuação comunitária e estabelece parceria com a Associação Joinvilense de Organizações Sociais (Ajos) com o patrocínio do Vice Presidente da entidade, Sr. Clayton Salfer e esposa Sra. Ingrid Salfer.
A decisão reflete a preocupação institucional crescente em participar de maneira concreta de iniciativas que promovam o bem-estar social. No Brasil, o Terceiro Setor, que designa o segmento das ações sociais promovidas por entidades privadas de caráter não lucrativo, já registra cerca de 400 mil Organizações Não-Governamentais (ONGs), sendo 21% delas na Região Sul. Em âmbito nacional, 29% das ONGs têm foco na educação e 25% na assistência social. Cultura e arte alcançam 16% das e meio ambiente é o tema de 10% das instituições.
Em Joinville, há 26 anos, o Terceiro Setor conta com o suporte da Ajos que mantém 34 associados, entre eles a Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej) e a Associação de Amigos do Autista (AMA). A Ajos busca assessorar as ONGs da cidade, com capacitações e orientações sobre políticas públicas, além da articulação entre as esferas pública e privada para captação de recursos. “O Terceiro Setor é um espaço que está crescendo há tempo no Brasil, mas ainda faltam conhecimento, informação e formação. Em Joinville, o segmento ainda não é visto como uma das frentes geradoras de renda e de conhecimento, ou seja, como parte da economia da cidade. Precisamos avançar nesse sentido”, comenta Deneusa Luzia Rodrigues, presidente da Ajos.
Para colaborar com essa necessidade, a ACIJ inicia parceria com a Ajos, com o patrocínio do Sr. Clayton Salfer, visando, principalmente, profissionalizar a gestão da entidade. “A ACIJ está estruturando e qualificando as entidades do Terceiro Setor. Atuaremos na revisão do planejamento estratégico, da missão, valor, visão e análise de cenário, melhorando o posicionamento e as ações da associação”, explica Diogo Haron, executivo da ACIJ.
A parceria ocorre em um momento de transformação da Ajos, que busca novas fontes para manter a associação sem deixar de oferecer o mesmo padrão de qualidade em sua atuação. Na opinião de Deneusa Rodrigues, “o apoio da Acij será importante para nossa atualização e vai trazer um leque de possibilidades a fim de atender o público de forma mais eficiente”. A partir dessa perspectiva, a ACIJ analisa a criação de um Núcleo do Terceiro Setor, além de agregar mais um pleito às suas demandas: a busca pela melhoria das deficiências do segmento.
Mais informações: www.acij.com.br