Em reunião na ACIJ, a Prefeitura de Joinville confirmou ao Núcleo de Empresas Contábeis o reencaminhamento ao legislativo municipal do projeto que institui o Programa Atender. O projeto está na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, da Câmara de Vereadores.
O Núcleo Contábil, em conjunto com as demais entidades empresariais, está buscando soluções para o problema da burocracia nos órgãos de governo. Batizada de programa Atender, a ação é resultado da parceria da iniciativa privada e da Administração Pública.
O Atender tem como diretrizes a desburocratização e celeridade no processo de legalização de empresas e negócios no âmbito municipal, com base em três pilares: atendimento centralizado; entrada única de dados e fiscalização integrada.
Os pilares do Atender foram definidos após o mapeamento de todo o processo de legalização de empresas em Joinville, analisando o processo de abertura, desde a viabilidade até a efetiva emissão do alvará de localização, envolvendo documentos solicitados, sistemas utilizados, informações disponíveis na web, localização dos órgãos e forma de fiscalização.
Por meio de parceria e colaboração, ACIJ, Prefeitura e demais entidades empresariais ajustaram o Programa, que agora está sendo submetido à Câmara de Vereadores, para análise e aprovação.