As informações que nos chegam através da imprensa dão conta de que Joinville terá 34 candidatos a deputado estadual nessas próximas eleições, assim como 18 a Deputado Federal. O número preocupa, pois corremos o risco de reduzir ainda mais a nossa baixa representação, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados. Outras regiões do estado possuem verdadeiras bancadas a defender os interesses regionais e Joinville corre o risco de não ter uma bancada estadual à sua altura.
A história prova, e tentamos mostrar isso aos partidos políticos, que um menor número de candidatos ajuda muito na obtenção de um melhor resultado nas urnas.
Em 1998, a cidade tinha 14 candidatos a deputado estadual e elegeu cinco nomes. Na última eleição eram 22 candidatos e elegemos apenas três, o que significa afirmar que quanto maior o número de candidatos, menores são as probabilidades de elegermos uma bancada de deputados consistente para lutar pelas coisas de Joinville.
Quando lançamos a campanha Vote Certo, Vote em Joinville, tínhamos por objetivo contribuir para ampliar a representatividade política da cidade, porque acreditamos que somente aumentando nossa representatividade, os pleitos de Joinville serão melhor avaliados e atendidos. Temos receio que o interesse de alguns partidos tenha sido maior do que o interesse da comunidade a quem eles deveriam servir.
Há inclusive notícias de que pessoas pertencentes ao quadro da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal estariam apoiando candidatos de fora da cidade, o que seria inaceitável. A lógica de alguns partidos foi a de atender aos anseios da sua respectiva executiva estadual, onde votos de Joinville serão transferidos para outras cidades, face à legenda.
Mas, temos convicção que as mudanças que se fazem necessárias só são possíveis pela via política. Por isso, vamos continuar trabalhando na mesma direção: incentivaremos a maior participação do empresário na política e trabalharemos para tornar nossa região mais representativa em Florianópolis e Brasília.
Por isso, reforçamos nossa recomendação aos empresários e eleitores de modo geral: não deixem de receber os candidatos. Procurem conhecê-los mais a fundo: sua história, suas realizações e seus projetos e, preferencialmente, escolham para votar ou para apoiar aqueles que tenham projetos para Joinville.