Moradores de Joinville têm até o dia 10 de agosto para responder aos questionários do Plano de Mobilidade (PlanMob) disponíveis on-line e em todos os terminais de ônibus. Até as 15 horas desta terça-feira (29/7), 7.944 questionários tinham sido preenchidos, 3.946 pela internet e outros 4.998 em papel.
O questionário on-line pode ser acessado no site da Fundação Ippuj (planejamento) pelo endereço http://ippuj.joinville.sc.gov.br. O banner de acesso ao questionário está na página de abertura em PlanMob. O banner também está disponível no site da Prefeitura (www.joinville.sc.gov.br).
Já os questionários em papel estão disponíveis nas Subprefeituras, na sede da Prefeitura (saguão de entrada e Ippuj), além dos terminais de ônibus. O material também foi distribuído nas escolas municipais.
Uma parte dos questionários em papel foi respondida durante as oito consultas públicas, uma por Subprefeitura. Nestes encontros, representantes de associações de moradores e de conjuntos habitacionais também levaram relatórios de sugestões que foram protocoladas pelo Ippuj, explica a coordenadora do Plano de Mobilidade, Amanda Carolina Máximo.
No questionário, depois de indicar os locais onde reside e trabalha, o morador pode manifestar opiniões sobre os principais problemas de mobilidade, sugestão de solução, meio de transporte que utiliza, qual meio não utilizaria de forma alguma.
O PlanMob visa a determinar investimentos em serviços, infraestrutura e meios de transporte, assim como outras ações, principalmente a organização dos sistemas de transporte e seus modais no município para os próximos anos.
Atualmente, Joinville conta com uma frota de 350 mil veículos automotores (carros e motos), o que corresponde a quase 1,5 veículo por habitante em condições de ter Carteira de Habilitação. A meta, até 2030, é para que os deslocamentos por esses meios, que hoje correspondem a 40,49%, sejam reduzidos para 20%, e que os deslocamentos por transporte coletivo cresçam dos atuais 25,27% para 40%.
As próximas ações visando à elaboração do Plano de Mobilidade é a tabulação das sugestões, leitura técnica por tema e segmento, elaboração do plano de ação, validação das propostas em audiências públicas, consolidação do projeto, apreciação pelo Conselho da Cidade, realização da última audiência pública em novembro e encaminhamento da proposta à Câmara de Vereadores.
Fonte: Prefeitura de Joinville