Depois de ter homologado o sistema ILS para pousos e decolagens com maior segurança no mês de junho, o Aeroporto de Joinville está ganhando mais um equipamento que qualifica o terminal oferecendo maior acessibilidade, conforto e segurança aos passageiros nos momentos de embarque e desembarque. Na sexta-feira, dia 31 de outubro, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) iniciou a montagem do Sistema ELO – um corredor climatizado que leva os passageiros da sala de embarque até o avião. Como o terminal de Joinville tem apenas um piso, o Sistema ELO será terrestre, numa extensão de 200 metros. A previsão é que o sistema esteja totalmente montado em 15 dias.
Depois do projeto-piloto de Palmas (TO) e Porto Alegre (RS), Joinville é a terceira cidade do Brasil a ser contemplada com esse tipo de finger de embarque dentro do atual plano da Infraero de aplicar R$ 102 milhões nesses equipamentos. O investimento no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola é da ordem de R$ 4,2 milhões.
A proposta de implantação do Sistema ELO em Joinville foi apresentada no final do ano passado pela Prefeitura de Joinville, por meio de ofício elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Quando soubemos dos planos da Infraero, enviamos ofício à Superintendência Regional Sul em Porto Alegre apresentando Joinville como candidata. Em janeiro deste ano recebemos ofício que sinalizou o investimento que agora está concretizado”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte.
Ao pleitear o investimento, Joinville se apresentou como a terceira maior economia do Sul do Brasil, com significativo crescimento nos últimos anos e perspectivas de crescimento regional ainda maior nos próximos anos. Também foi enfatizada a perspectiva de dobrar o número de embarques e desembarques a partir da homologação do ILS-CAT 1 e a importância do Sistema ELO em função das condições climáticas.
Nos últimos anos, o Aeroporto de Joinville está experimentando um progressivo aumento no número de passageiros, saltando da média mensal de 30 mil do final do ano passado para 40 mil deste ano. Em dezembro, deve fechar o ano com o acumulado superior a 450 mil passageiros.
De acordo com a Infraero, o ELO é uma solução tecnológica inovadora desenvolvida em parceria com a empresa Ortobras (tecnologia nacional) para facilitar a locomoção dos clientes dos aeroportos. É formado por corredores que ligam o terminal de passageiros ao avião, no mesmo nível do solo. Esses conectores contam com escada e elevadores para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As estruturas são móveis e, por isso, permitem que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em cada aeroporto.