“Um dos grandes debates do nosso tempo é sobre o quanto do teu dinheiro deve ser gasto pelo estado e o quanto deve ser gasto por você com sua família. Não nos esqueçamos nunca desta verdade fundamental: O estado não tem outra fonte de recursos, além do dinheiro que as pessoas ganham por si próprias. Se o estado deseja gastar mais, ele só pode fazê-lo tomando emprestado sua poupança ou te cobrando mais impostos. Não existe essa coisa de dinheiro público. Existe apenas o dinheiro dos pagadores de impostos.”
“A prosperidade não virá por inventarmos mais e mais programas sociais pagos com o teu dinheiro. Nenhuma nação jamais se tornou próspera por tributar seus cidadãos além de sua capacidade de pagar. Nós temos o dever de garantir que cada centavo que arrecadamos com a tributação seja gasto bem e sabiamente. Proteger a carteira do cidadão é uma das principais tarefas de um governo”.
Essas são algumas frases tiradas de um pronunciamento que a Dama de Ferro Margareth Tatcher fez no Parlamento. Interessante observar as afirmações sobre o quanto o governo pode gastar do nosso dinheiro e o quanto nós podemos gastar desse mesmo nosso dinheiro, para nossas necessidades.
O governo, na verdade, apenas administra nosso dinheiro e o faz, supostamente, no interesse de todos nós. Infelizmente, o que temos presenciado é um constante desvirtuamento e absoluta falta de responsabilidade de alguns congressistas e membros do executivo federal eleitos por nós.
Mesmo na Petrobrás, ninguém fez nada sozinho ou sem o aval de alguém de cima. Foram envolvidas algumas das maiores empresas desde país, na base do paga ou não trabalha. Oxalá outros tenham a mesma tenacidade do juiz Sergio Moro e sigam o seu exemplo para podermos passar o Brasil a limpo.