A discrepância entre as tarifas praticadas pelas companhias aéreas no trecho Joinville-São Paulo e Curitiba-São Paulo é tão extravagante que muitas das nossas empresas estão optando por adotar o aeroporto de Curitiba. Se isso persistir, de nada adiantaram os esforços feitos pela comunidade, ACIJ, Prefeitura Municipal e Infraero no sentido de dotar o aeroporto de Joinville dos equipamentos necessários à segurança dos voos, melhorar as condições para os usuários, reduzindo o tempo de voo, etc.
A cidade fez a lição de casa, mas as companhias aéreas alheias a todo esse esforço continuaram praticando preços abusivos e difíceis de serem assimilados pela comunidade. Diante dessa realidade, a ACIJ promoveu uma reunião entre as companhias aéreas, Prefeito Municipal, diretores da Associação brasileira das Companhias Aéreas ( ABEAR) e a Superintendência Local da Infraero.
O objetivo era mostrar que todos sairão perdendo com a sucessiva transferência de passageiros de Joinville para Curitiba e de que Joinville não aceita ser apenas um roteiro alternativo para quem não consegue decolar ou pousar em Curitiba e Navegantes, mas merece respeito à altura da cidade. Não faz o menor sentido cidades muito menos expressivas, possuírem muitos mais voos do que nossa cidade e com tarifas adequadas.
Há um claro desprestigiamento para com Joinville e a ACIJ atenta a tudo isso não irá medir esforços para que as tarifas sejam reduzidas e a frequência de voos aumentada. Agradecemos à Azul, Gol, ABEAR e Infraero pela presença dos seus representantes e lamentamos a ausência da TAM nas discussões.