A ACIJ foi fundada em 1911, quando a cidade tinha somente 25 mil habitantes. As reuniões aconteciam na casa de Hermann August Lepper, tradicional comerciante e primeiro presidente da ACIJ. Como hoje, discutia-se muito especialmente a questão dos impostos, que sofriam alterações constantes.
Também como hoje, a preocupação com os assuntos comunitários já era uma característica daqueles encontros, que em determinado período ocorriam às 10 horas dos domingos.
Os encontros passaram para as segundas-feiras e hoje acontecem quase que diariamente. A Casa está sempre debatendo temas recorrentes e defendendo seus associados, através da melhoria constante nas condições de competitividade e na qualidade de vida da população.
Alguns exemplos podem ser encontrados na história recente.
– Em 1991, a celebração de convênio com a Alemanha deu origem aos núcleos setoriais e ao projeto empreender;
– Em 1994, a campanha “Vote Certo, Vote por Joinville” foi premiada com o Top de Marketing da ADVB e copiada pelo país.
– Em 2003, recebeu a certificação ISO 9001, inédita até então entre entidades empresariais;
– Na mesma década, a criação do Feirão do imposto, pelo Núcleo de Jovens Empresários, hoje é uma proposta disseminada em todo o Brasil.
– No ano do centenário, em 2011, nasce o Movimento Brasil Eficiente, que tomou corpo e se mostra uma ferramenta importante na luta pela qualidade da gestão pública.
A ACIJ atua prioritariamente no campo da representação empresarial e na prestação de serviços, com suporte técnico, capacitação e assessorias diversas às empresas de todos os portes e segmentos.
Nas atividades de representação, tem inúmeras bandeiras e causas, alinhadas aos desejos e anseios da sociedade e que atendem aos interesses das empresas.
As lutas da casa, históricas, dividem-se basicamente em duas vertentes: as grandes causas nacionais, como as reformas estruturais e a redução do Custo Brasil, que inclui a simplificação do sistema tributário, diminuição da carga de impostos, adequação das taxas de juros e política cambial e assim por diante.
Em outra ponta, estão os grandes temas locais e regionais, como a melhoria da mobilidade urbana e a qualidade dos serviços públicos.
Em todas as esferas, estão bandeiras como melhoria da infraestrutura, especialmente de transportes, redução da burocracia, qualidade do gasto público e crédito e fomento ao desenvolvimento empresarial.
Localmente, nossa atuação nos últimos anos tem se concentrado em questões bastante pontuais, mas de vital importância para a região, como a revitalização do nosso aeroporto, a melhoria da mobilidade urbana, a revisão da burocracia municipal e o investimento em Segurança, Saúde e Educação.
São essas bandeiras e lutas que fazem com que a ACIJ, aos 104 anos, seja reconhecida como uma das entidades empresariais de maior força no Estado de Santa Catarina.
Parabéns a ACIJ e a todos os seus associados, que há mais de um século acreditam e apoiam essa causa!
A Diretoria.