Em fevereiro, 38,9% das famílias paulistanas informaram ter algum tipo de dívida, como revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). É o sétimo mês consecutivo em que o volume de famílias endividadas na capital paulista recua. O resultado do mês é 12 pontos percentuais (p.p.) menor do que o registrado no ano passado (50,9%). Na comparação com janeiro deste ano (39,3%), houve retração de 0,4 p.p.
A pesquisa aponta ainda que o percentual de endividamento das famílias que ganham até dez salários mínimos (SM) também diminuiu e é o menor desde 2010. No mês de fevereiro, o índice registrou que 41,0%, contra 42,0% em janeiro. De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o baixo nível de endividamento neste início de ano demonstra que o consumidor continua cauteloso na realização de novos financiamentos em função do desempenho econômico do País, das altas dos preços e dos juros, que pressionam a renda das famílias. Essa insegurança também foi constatada na Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), divulgada recentemente pela FecomercioSP.
No mês passado, a busca por novas linhas de crédito registrou um recuo 5,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Fonte: DCI