Esta semana o IBMEC divulgou estudo mostrando preocupação sobre o baixo retorno dos investimentos realizados pelas empresas nos últimos anos, que ficou abaixo da inflação.
Tal constatação, segundo este instituto, inibe sobremaneira os investimentos e os recursos acabam sendo direcionados a outras formas de aplicação, inclusive mercado financeiro ou mesmo remessas legais ao exterior como forma de proteção.
Como se trata de situação percebida durante alguns anos, é de se entender que o investimento industrial feito nos últimos anos, demorará ainda algum tempo para dar o retorno necessário e esperado, já que antes precisa vencer os efeitos da inflação sobre o próprio investimento.
Neste cenário, somente Joinville seria capaz de receber numa mesma semana e num mesmo dia, dois empreendimentos de vulto: a Franke, empresa suíça instalada no Distrito Industrial que inaugura sua nova fábrica com investimentos de R$ 30 milhões e invejável ambiente de sustentabilidade; e o Centro Logísitico Industrial e Aduaneiro (Clia) da Multilog, o primeiro porto seco de Joinville, que logisticamente contribuirá para a agilização das operações em comércio exterior a partir do Perini Business.
Essas duas corporações, e as muitas outras de menor porte que se estabelecem e passam despercebidas, fizeram, acima de tudo, uma profissão de fé no País, no Estado, na cidade de Joinville e na sua gente.
A ACIJ e a cidade de Joinville dão as boas vindas a estes novos empreendimentos. Outros seguirão o exemplo. A esperança é que elas cresçam, continuem gerando emprego e renda e estímulo a que outros sigam o seu exemplo. Se não for pedir demais, que a inflação decresça.